Greve 2022Reposição Salarial Já!SeçõesNotasNotícias

Nota de Solidariedade aos colegas da base sindical da seção Cáceres-MT do IFMT

Postagem atualizada em 29/05/2022 às 22h03

Não ao desconto salarial dos dias de greve!

Em 30 de março do corrente ano, a base sindical da seção Cáceres-MT deflagrou greve no campus Cáceres do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), paralisando suas atividades de ensino e contribuindo para construção da Campanha Salarial dos servidores públicos federais, difundindo a nossa pauta de reivindicação na comunidade educacional do IFMT, nos meios de comunicação e perante a sociedade mato-grossense.

No dia 13 de abril a greve dos colegas foi suspensa, contundo mantendo o Estado Greve e a mobilização da Campanha Salarial, para aguardar o amadurecimento da movimentação paredista a nível nacional e, em especial, na Educação Federal. Entretanto, um parecer da Procuradoria Jurídica do IFMT a pedido do próprio reitor, Julio César dos Santos, aponta pretensos elementos “ilegais” da greve e orienta repassar o caso da greve para Advocacia Geral da União (AGU) e aplicar a Instrução Normativa (IN) nº 54, de maio de 2021, do Ministério da Economia do governo neoliberal e ultraconservador de Bolsonaro e Paulo Guedes, que prevê desconto da remuneração dos dias paralisados.

Em reunião com representantes do Sindicato Nacional, das seções sindicais que atuam no IFMT e com gestores do IFMT, ocorrida no último dia 19 de abril, a Reitoria da instituição se comprometeu a não enviar o parecer da Procuradoria para AGU, evitando assim, uma possível judicialização do movimento grevista. Porém, sobre a aplicação IN nº 54 e o corte das remunerações, a Reitoria ainda não emitiu uma resposta definitiva.

Nesse sentido, as seções sindicais presentes na 173ª Plenária Nacional do SINASEFE se solidarizam com os mais de 100 servidores do campus Cáceres (maioria da carreira PCCTAE) e solicitam à Reitoria do IFMT e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Profissional e Científica (Conif) o não desconto das remunerações dos colegas, efetivando um acordo que promova a reposição laboral dos dias paralisados.

173ª Plenária Nacional do SINASEFE
21 de abril de 2022

Baixe aqui a Nota de Solidariedade da 173ª PLENA do SINASEFE à base da seção Cáceres-MT visível acima (tamanho A4, uma página, formato PDF).

Conteúdo relacionado