NotíciasPolítica

Nota do Conif: Governo Bolsonaro corta orçamento da Rede Federal

Postagem atualizada em 10/06/2022 às 22h36

Em Nota Oficial, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entidade que representa as Reitorias dos Institutos Federais de todo o país, afirmou a gravidade da política de cortes implementada pelo Governo Federal e os impactos desse bloqueio orçamentário para a manutenção dos campi, que podem ter seus funcionamentos básicos inviabilizados por faltas de recursos.

Nota Oficial do Conif foi lançada ontem (09/06). Confira o documento na íntegra logo abaixo:

Governo Federal corta orçamento da Rede Federal

O Conif vem mais uma vez a público manifestar sua perplexidade quanto aos sucessivos retrocessos orçamentários que suas instituições vêm sofrendo ao longo dos últimos dias do mês de maio e início de junho.

Em meio à retomada da presencialidade das atividades acadêmicas foi realizado, no final do mês de maio, um bloqueio do orçamento dos 38 Institutos Federais, dos dois Cefets e do Colégio Pedro II na ordem de 14,5%.

Desse total, o montante de 7,2% ainda permanece bloqueado e, no dia 9 de junho, o Conif foi informado que 3,6% desse bloqueio será totalmente retirado das Instituições e remanejado para outras ações do Governo Federal, representando um corte real de R$ 92 milhões, situação que coloca em risco o funcionamento dos nossos campi.

Mesmo diante de um cenário totalmente desolador, uma vez que o parco orçamento da Rede Federal tem sofrido com perdas, bloqueios e cortes durante os últimos anos, o Conif reitera seu posicionamento de batalharmos todos pela recomposição integral do que foi aprovado na Lei Orçamentária do ano de 2022, em respeito e compromisso com a Educação Brasileira e aos seus mais de um milhão de estudantes.

É urgente que o Governo Federal revise sua postura diante da possibilidade de prejuízos irreversíveis ao ensino do país, bem como solicitamos aos parlamentares ações diretas para reaver o orçamento das Instituições de Educação Federais do Brasil.

Baixe aqui a Nota Oficial do Conif visível acima (formato PDF).

Conteúdo relacionado