Postagem atualizada em 09/01/2025 às 20h06
Oanoterminaemgenocídiocomeçaoutravezemgenocídio. Você não indígena que está lendo este texto agora, provavelmente deve estar estranhando as palavras iniciais sem espaçamento, sem virgula.
Mas a história dos povos indígenas nesse país batizado de Brasil pela força da espada e da cruz tem sido de massacres e extermínio ininterruptos de vidas indígenas ao longo desses 524 anos de invasão, ocupação e expropriação das suas terras.
Hoje são as armas de fogo que garantem esse ciclo de violência secular que precisa acabar.
Em 28 de novembro de 2024, o SINASEFE registrou repúdio ao ataque brutal da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul contra o Povo Terena e Guarani Kaiowá, que realizavam uma manifestação pacífica reivindicando um direito fundamental garantido na Constituição Brasileira, que é o acesso à água.
Estamos nos primeiros dias de 2025, o ano está só começando, mas já temos mais uma terrível notícia de ataques em série contra povos indígenas.
Dessa vez, o ataque foi ao Povo Avá-Guarani, na região de Guaíra, no estado do Paraná. Quatro pessoas ficaram feridas com balas disparadas de pistolas, espingardas e rifles, entre elas uma criança de quatro anos.
Os indígenas atribuem esses ataques a pistoleiros a serviço do agronegócio. Os indígenas do Povo Avá-Guarani não estão saindo do território para proteção da aldeia, motivo pelo qual estão precisando comprar alimentos e outros itens.
O SINASEFE vem, mais uma vez, convocar todas e todos a denunciarem, em suas redes sociais, esses ataques brutais sofridos permanentemente por nossos povos indígenas.
Quem puder ajudar para esse fim, sigam as páginas do Instagram:
- Geni Núñez;
- Comissão Guarani Yvyrupa;
- Mídia Guarani Mbya;
- Articulação dos povos indígenas do Brasil (Apib).
Quem puder contribuir financeiramente, pode fazer doações para:
- Banco: Nu Pagamentos SA (0260)
- Agência: 0001
- Conta: 71386122-1
- Conta em nome de Lorena Ortiz
- PIX: lorenaortiz6890@gmail.com
Vidas indígenas importam. Demarcação, já!
Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais do SINASEFE
Secretária:
Maria Cristina da Silva Pereira
Secretário-adjunto:
Luiz Sérgio Ribeiro
Download
Baixe aqui a Nota do SINASEFE visível logo acima (formato PDF, tamanho A4, uma página).
Leia também
- Nota conjunta de indignação e repúdio aos ataques criminosos contra os Avá-Guarani no oeste do Paraná (Conselho Indigenista Missionário)
- Força Nacional é chamada após ataques deixarem 6 indígenas feridos no PR (Uol)