NotasNotícias

Nota do SINASEFE: solidariedade à Camila Lisboa

Postagem atualizada em 31/03/2023 às 15h35

O SINASEFE manifesta sua irrestrita solidariedade à Camila Lisboa, Presidenta do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo.

Desde a última sexta-feira (24/03), após o encerramento da Greve dos Metrôs, a dirigente sindical tem sofrido ataques de ódio, com discursos misóginos e racistas, e também tem recebido ameaças de morte pela internet.

Além das ameaças, Camila e outros dirigentes sindicais da categoria tiveram suas imagens pessoais compartilhadas e postas circulação dentro de grupos virtuais bolsonaristas e de extrema direita; grupos estes que são organizados para disseminação de fake news, discursos de ódio, discriminações e violências.

A política da extrema direita genocida, fomentada por Bolsonaro e seus apoiadores, escancarou o lado fascista, conservador e violento do Brasil. Por meio da internet (redes sociais, aplicativos de mensagens, inteligências artificiais etc), o lado mais perverso da nossa sociedade ganhou força e visibilidade com a produção e a difusão criminosa de notícias falsas e difamatórias.

É preciso que as entidades classistas estejam organizadas e que a classe trabalhadora esteja engajada na luta contra a retirada de direitos, contra o desmonte das políticas públicas e contra a ameaça do fascismo. Para isso, é fundamental a construção de uma unidade de luta no movimento sindical, popular e de juventude.

Nem Camila Lisboa, nem qualquer outra dirigente sindical poderá ter sua voz silenciada e sua trajetória interrompida por ameaças covardes.

O SINASEFE oferece à Camila Lisboa o seu apoio e solidariedade. E o SINASEFE exige das autoridades competentes a devida investigação, apuração e responsabilização dos criminosos.

Conteúdo relacionado