Notícias

O SINASEFE quer saber sua opinião!

Postagem atualizada em 12/07/2020 às 19h07

Pensando em melhorar a atuação do sindicato neste período de pandemia da COVID-19, o SINASEFE chama sua base para dialogar sobre três assuntos muito ativos no dia a dia da categoria: o retorno às atividades presenciais (já pressionado por alguns gestores), a realização de aulas remotas (realidade existente em algumas Instituições Federais de Ensino) e o aumento do assédio moral a partir do trabalho remoto dos servidores.

Percebemos a necessidade de ampliar e requalificar nossa atuação sobre essas questões após a rodada de cinco reuniões com as seções sindicais de todo o país, realizada virtualmente de 8 a 12 de junho.

Agora precisamos da sua interação: queremos saber o que você tem a dizer sobre o seu trabalho nesse período de isolamento e distanciamento social.

Atividades presenciais

Mesmo com a curva de contágio crescente e com milhares de novos casos e mortes contabilizados todos os dias, algumas cidades e estados começam a retomar o pleno funcionamento dos seus comércios, fazendo gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica cogitarem o retorno em curto prazo das aulas presenciais.

As aulas podem esperar mais um pouco para serem retomadas presencialmente: todas as vidas importam e precisam ser protegidas e defendidas. Diga pra gente: por que você é contra o retorno das atividades presenciais neste momento?

Responda no:

Aulas remotas

Muitos estudantes de escolas públicas mal possuem condições financeiras de pagar passagens para frequentar as aulas. Muitos têm na merenda escolar a única refeição saudável do dia. Como pensar que existem condições para que estas crianças e jovens acompanhem aulas online?

Internet de boa qualidade é recurso que poucos possuem no país. Um computador ou um smartphone adequado para acessar a internet disponível em casa também. Permitir que o calendário letivo prossiga com aulas remotas significa excluir os mais pobres e privilegiar os mais ricos. Diga pra gente: por que você é contra a realização de aulas remotas?

Responda no:

Assédio moral

O assédio moral no ambiente de trabalho é um problema crescente, inclusive dentro do serviço público. Por serem pressionados e assediados constantemente, muitos servidores estão adoecendo e precisando abandonar seus postos de trabalho.

O trabalho remoto tem aumentado a carga horária em todas as profissionais, acarretando em stresses e tensões à maioria dos trabalhadores. Diga pra gente: por que o trabalho remoto tem facilitado o assédio moral?

Responda no: