Greve 2022Reposição Salarial Já!Notícias

#OcupamosBrasília num grande dia de luta!

Postagem atualizada em 22/06/2022 às 23h17

Trabalhadores e estudantes realizaram um grande movimento político na capital do país na última terça-feira (14/06), durante o #OcupaBrasília em Defesa da Educação, Luta Contra os Cortes e Contra as Privatizações.

O Dia de Luta, convocado por SINASEFE, FonasefeAndes-SNANPGFasubraFenetUbes e Une, também contou com a participação de dezenas de parlamentares de partidos de esquerda, dentro e fora do Congresso Nacional.

O SINASEFE, em forte luta contra o governo em meio à Greve por Tempo Indeterminado da categoria, deflagrada desde 16/05, teve grande participação no #OcupaBrasília de 14/06, representado nas atividades pela Direção Nacional, pelo Comando Nacional de Greve e por várias seções sindicais.

Etapa 1: Nereu Ramos

O #OcupaBrasília começou com um ato dos servidores públicos federais no Auditório Nereu Ramos (Anexo II da Câmara dos Deputados), tendo como pautas a defesa da Educação Federal, a luta contra os cortes de verbas e a luta contra as privatizações das empresas estatais – em especial a Petrobrás, a Eletrobrás e a Dataprev. Assista o ato na íntegra em nosso canal de vídeos:

Assista a fala de Elenira Vilela (coordenadora geral do SINASEFE) no ato dos servidores públicos federais no Auditório Nereu Ramos:

Durante o ato dos servidores públicos federais no Auditório Nereu Ramos, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) encontrou com David Lobão e Elenira Vilela (coordenadores gerais do SINASEFE) e gravou uma fala em solidariedade ao nosso sindicato.

A parlamentar manifestou apoio à luta dos trabalhadores dos Institutos Federais, que estão em greve salarial e contra os cortes de verbas desde 16/05, e criticou a Instrução Normativa n° 54/2021, que está sendo utilizada por alguns reitores para perseguir trabalhadores em greve. Assista a fala de Maria do Rosário logo abaixo:

Veja as fotos do ato dos servidores públicos federais no Auditório Nereu Ramos em nossa galeria de imagens:

Etapa 2: Ato no Anexo II

Em paralelo ao ato no Auditório Nereu Ramos, do lado de fora da Câmara dos Deputados, em frente ao Anexo II da Casa Legislativa, centenas de servidores e estudantes faziam um tradicional ato de rua, com faixas, bandeiras, matracas, batuque e muita disposição de luta.

Veja as fotos do ato dos servidores em frente ao Anexo II da Câmara em nossa galeria de imagens:

Etapa 3: Conselho de Ética

Durante as atividades no Nereu Ramos e em frente ao Anexo II da Câmara, uma comissão de servidores públicos e trabalhadores das empresas estatais foram até o Conselho de Ética de Câmara dos Deputados, numa ação em apoio ao mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que está ameaçado de cassação por uma medida autoritária do Presidente da Câmara dos Deputados, o bolsonarista Arthur Lira (PP-AL).

David Lobão (coordenador geral) representou o SINASEFE na atividade. Veja as fotos da ação no Conselho de Ética da Câmara em nossa galeria de imagens:

Ao final do ato dos servidores públicos federais no Auditório Nereu Ramos, Glauber Braga falou com David Lobão e criticou o uso da Instrução Normativa n° 54/2021 pelo reitor do IFPA, que está se valendo do texto de Paulo Guedes para perseguir trabalhadores em greve. Além disso, Glauber também recebeu o apoio do sindicato na luta contra a cassação de seu mandato. Assista tudo isso logo abaixo:

Etapa 4: Ato na Esplanada dos Ministérios

Por fim, o ato dos servidores públicos federais de 14/06 tomou a via N1 da Esplanada dos Ministérios, no final da tarde, indo em passeata até as imediações do estacionamento do Teatro Nacional, onde permaneceu até o meio da noite, com a realização de discursos políticos e shows culturais, com grupo de maracatu e com o rapper GOG.

Durante a passeata, Elenira Vilela puxou o ato de cima do carro de som. “Tira a tesoura da mão, tira a tesoura da mão, tira a tesoura da mão e investe na Educação!” foi o grito de guerra entoado em boa parte da manifestação:

Veja as fotos do ato e da passeata dos servidores na Esplanada dos Ministérios disponíveis em nossa galeria de imagens:

Veja a fala de Elenira Vilela na concentração final do ato da Esplanada dos Ministérios, no estacionamento do Teatro Nacional:

Na intervenção, Elenira destacou a luta do SINASEFE contra os cortes de verbas públicas para a Educação Federal, a greve dos servidores dos Institutos Federais e a necessidade de derrotar Bolsonaro para recuperar o país e a dignidade da população. Agora, por fim, reveja a mesma fala na gravação aérea (feita por drone):

Conteúdo relacionado