Notícias

Orçamento da Educação Federal recebe incremento

Postagem atualizada em 11/05/2023 às 17h38

O SINASEFE acompanhou, nesta quarta-feira (19/04), a cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária das universidades e institutos federais. O evento, que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, teve a presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Foi anunciado incremento de 2,4 bilhões de reais no orçamento destinado aos institutos e universidades federais. “A gente sabe que, com mais de mil campi, dentre universidades e institutos, esse recurso ainda é insuficiente, mas esperamos que seja um pontapé inicial para retomar a educação pública e de qualidade” comenta a coordenadora geral, Artemis Martins.

“O presidente Lula resgatou a intenção de que a universidade continue sendo a o lugar do trabalhador, do filho do trabalhador. E a gente está aqui pra pautar que o novo ensino médio não vai garantir a permanência e a continuidade do filho do trabalhador na universidade. Portanto, é importantíssima a revogação do Novo Ensino Médio!” defendeu Luisa Senna (secretária de inclusão e acessibilidade).

“É importante destacar que nenhuma das falas citou o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras, quer dizer, os sindicatos não foram citados, mas mesmo assim continuamos aqui empenhados e empenhadas na garantia de uma educação pública gratuita e de qualidade” destacou Fernando de Oliveira (suplente da DN).