Notícias

“Padre Julio Lancellotti – Fé e Rebeldia”: sindicato apoia produção de documentário

Postagem atualizada em 12/02/2021 às 12h53

Com o objetivo de mostrar um pouco do trabalho do padre Julio Lancellotti com os mais vulneráveis e dar visibilidade aos moradores de rua, o cineasta Carlos Pronzato prepara um documentário para o próximo trimestre. Compreendendo a importância da produção, a Direção Nacional do SINASEFE aprovou, no último dia 22/01, apoio financeiro ao projeto. Pautando o enfrentamento à cultura do descarte, com produção de Paulo Pedrini, o filme também apresentará um pouco do perfil do sacerdote, passando por suas referências teóricas e práticas. A previsão de lançamento, via YouTube, é em abril de 2021.

E quem é o padre Julio?
Julio Renato Lancellotti é paulista, nasceu em 27 de dezembro de 1948. Foi ordenado presbítero em 1985 e atualmente exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo-SP. Ele é conhecido por dedicar mais de três décadas de atenção e afeto para pessoas em situação de vulnerabilidade social, enfrenta críticas da extrema direita, e, infelizmente, voltou a sofrer ameaças durante a pandemia. “Eu não trabalho com morador de rua. Eu convivo com eles. Porque trabalhar parece que são objetos. É preciso olhar para a vida de forma humana. Isso não é tarefa só para os religiosos. Mas eu não conseguiria viver a dimensão religiosa sem humanizar a vida”, explica o padre em entrevista ao portal El Pais.

Carlos Pronzato
O cineasta e ativista Carlos Pronzato participou do 9º Seminário Nacional de Educação do SINASEFE, realizado em abril de 2015, ministrando a oficina “O audiovisual como arma social”. Nascido na Argentina, em 1959, e morador da Bahia desde 1989, ele já produziu mais de 80 filmes, a maioria documentários. A revolta do Buzú (2003), Carlos Mariguella –quem samba fica, quem não samba vai embora (2011), A partir de agora –as jornadas de junho no Brasil (2014), Dandara –enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito (2013), MSTB –10 anos de lutas e resistência (2014) são algumas de suas produções. Leia mais sobre Pronzato em entrevista concedida à revista Cordis: História, Cinema e Política. Confira seu o trabalho cinematográfico no YouTube

Apoio às lutas
Durante a missa do último domingo (07/02), Padre Julio reforçou sua solidariedade aos professores em luta em São Paulo.

Conteúdo relacionado