Confederação de Educadores AmericanosNotícias

Pedagogia 2023 e reunião do Conselho Executivo da CEA: SINASEFE participou de atividades em Cuba

Postagem atualizada em 16/02/2023 às 17h50

O SINASEFE participou de mais dois importantes eventos internacionais, representando os trabalhadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Cuba.

Foram realizados, em Havana, entre os dias 30/01 e 03/02, o Congresso Internacional Pedagogia e a primeira reunião do Conselho Executivo da Confederação de Educadores Americanos (CEA).

O SINASEFE foi representado nessas duas atividades por Manoel Porto Júnior, representante do sindicato na CEA e secretário-adjunto de políticas educacionais e culturais.

Pedagogia 2023

O Congresso Internacional contou, inclusive, com a participação do Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que, frente ao Centro de Convenções lotado, falou sobre os desafios do país para a criação de soluções tecnológicas de modo a enfrentar o desumano bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América.

Para isso, Díaz-Canel destacou o papel da educação, referencia para o mundo, buscando uma maior aproximação entre das escolas e universidades com o setor produtivo (que em Cuba não é o chamado “mercado”).

Dessa forma, o desafio é desenvolver soluções inovadoras, respeitando a sustentabilidade ambiental e garantindo melhores condições econômico-sociais para a população.

Confira abaixo a fala de Manoel Porto Júnior (representante do SINASEFE) no dia de abertura do Congresso (30/01):

Reunião da CEA

Em relação à reunião do Conselho Executivo da CEA, o ambiente do Congresso Pedagogia 2023 propiciou às entidades espaços para interação e discussão sobre os rumos das entidades e dos vários colegiados de sua organização diretiva.

O encontro das entidades da CEA foi fracionado em duas reuniões: a primeira em 30/01, que serviu para afinar a discussão para a reunião oficial; e a segunda, em 01/02, que se tratou propriamente da reunião ordinária do Comitê Executivo nº 01/2023.

Imagens dos cinco dias de atividades em Cuba

Primeiro dia (30/01):

Segundo dia (31/01):

Terceiro dia (01/02):

Quarto dia (02/02):

Quinto dia (03/02):

Relatórios

Confira os relatórios produzidos pelo sindicato e pela CEA sobre o Congresso Internacional Pedagogia 2023 e a primeira reunião do Conselho Executivo da CEA:

Baixe aqui o relatório das atividades do Congresso Internacional Pedagogia 2023 e da reunião do Conselho Executivo da CEA visível acima.

Baixe aqui o relatório da Reunião Ordinária nº 01/2023 do Comitê Executivo da CEA visível acima.

Baixe aqui o complemento do relatório das atividades do Congresso Internacional Pedagogia 2023 e da reunião do Conselho Executivo da CEA visível acima.

Participações anteriores

O SINASEFE já participou do Congresso Internacional Pedagogia e da Reunião do Comitê Executivo da CEA em anos anteriores, com os eventos ocorrendo também em Cuba.

  • Em 2019, o sindicato foi representado nos eventos pela então coordenadora geral Camila Marques. Clique aqui e também aqui e relembre da participação do SINASEFE naquele ano.
  • Em 2017, o sindicato foi representado nos eventos pelo então suplente da DN Georges Rocha. Clique aqui e relembre da participação do SINASEFE naquele ano.
  • Em 2015, o sindicato foi representado nos eventos por Venício Soares (então secretário de políticas educacionais e culturais), Ronaldo Naziazeno (então secretário-adjunto de políticas educacionais e culturais) e Xavier Filho (então suplente da DN).

O SINASEFE é filiado à CEA desde 1997, por deliberação do 11º CONSINASEFE (realizado em Ouro Preto-MG).

Conteúdo relacionado