SeçõesNotícias

Periódico científico Potemkin: prorrogado até 10/10 o prazo para envio de textos

Postagem atualizada em 20/09/2022 às 9h54

Foi prorrogado até o dia 10 de outubro o período de submissão de artigos científicos e resenhas críticas para publicação no próximo número do Potemkin, o periódico científico da Seção Litoral-SC do SINASEFE.

O quinto volume do periódico, que terá como tema central “Os impactos da contrarreforma do ensino médio na educação pública”, propõe-se a aprofundar o debate sobre esse tema tão urgente, que apresenta consequências para a formação dos estudantes, para a carreira das e dos profissionais da educação e para a garantia do direito a uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

Desta forma, o número pretende tratar de questões relacionadas à formação e à carreira docentes, às mudanças e tensionamentos nos cursos superiores e técnicos, incluindo discussões sobre financiamento, currículos, concepção de formação; tanto nos Institutos Federais como no restante da rede pública. Também está aberto o espaço para artigos e resenhas que não tratem desse tema, desde que sejam pertinentes à categoria

Confira abaixo as normas para envio dos artigos:

Normas gerais

Artigos e resenhas serão submetidos à Editoria Executiva, ao Conselho Editorial e/ou a conselheiros ad hoc. O Conselho do periódico reserva-se o direito de proceder a modificações de forma e sugerir mudanças para adequar artigos e resenhas às dimensões do Potemkin e ao seu padrão editorial.

Os textos devem ser inéditos e seguir as condições apresentadas a seguir de acordo com seu formato.

Endereço para envio dos originais, de dúvidas e/ou mais informações: potemkin@sinasefe-ifc.org

Artigo científico

O artigo deve ter uma extensão máxima de 40 mil caracteres com espaços (aproximadamente 15 páginas) e estar formatado conforme as regras a seguir:

  • Formato .doc ou .odf. Fonte Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento 1,5cm.
  • Margens: 1,5cm em todos os lados, sem campos de cabeçalho ou paginação.
  • Notas devem ser curtas e acompanharem o documento formatadas como notas de rodapé (Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples).
  • Citações longas devem ser formatadas com margem esquerda de 4cm, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. Devem ainda serem traduzidas quando em língua estrangeira.

O artigo deve conter, nesta ordem:

  • Título (uma linha) e subtítulo (máximo de 2 linhas)
  • Identificação de autoria (titulação principal, instituição de vínculo e e-mail profissional)
  • Resumo (máximo de 800 caracteres) com os principais pontos e argumentos apresentados no texto.
  • Palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5 termos)
  • Corpo do texto (formato sugerido: Introdução, desenvolvimento e conclusão/considerações finais.
  • Referências Bibliográficas (formato ABNT NBR 6023 de nov. de 2018, com referências efetivamente citadas no texto)
  • Currículo breve do(s) profissional(is) que assina(m) o texto. Cerca de 10 linhas contendo endereço profissional completo, telefones e emails para eventuais contatos dos editores.

Resenhas críticas

Máximo de 8 páginas (cerca de 21.600 caracteres) seguindo as regras de formatação listadas abaixo, título breve e referência completa da obra resenhada (título, autoria, edição, local, editora, ano da publicação e número de páginas).

Regras de formatação

  • Formato .doc ou .odf. Fonte Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento 1,5cm.
  • Margens: 1,5cm em todos os lados, sem campos de cabeçalho ou paginação.
  • Notas devem ser curtas e acompanharem o documento formatadas como notas de rodapé (Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples).
  • Citações longas devem ser formatadas com margem esquerda de 4cm, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. Devem ainda serem traduzidas quando em língua estrangeira.

Prazo para envio – volume V

Prazo final para contribuições ao Número V (2º sem. 2022), do Potemkin: 10 de outubro.

Os conceitos e afirmações contidos no texto, bem como a respectiva revisão vernacular, são de responsabilidade do(a) autor(a).

Apresentação do periódico

Potemkin é um periódico científico voltado para debates sobre Educação e Mundo do Trabalho mantido pelo Sinasefe Litoral. O nome do periódico, Potemkin, homenageia a obra do cineasta soviético Sergei Eisenstein O Encouraçado Potemkin (1925), considerado até os dias atuais uma das maiores obras da história do cinema, e a revolta de marinheiros (1905) que o filme retrata, um dos momentos de virada da sociedade russa pelo fim do regime czarista em vigor na época. O primeiro número da publicação foi lançado no segundo semestre de 2019.

ISSN 2674-8762 (online) | 2674-8045 (impressa)

*Matéria produzida e divulgada pelo Sinasefe Litoral, veja no site da seção sindical.

Conteúdo relacionado