Notícias

Raimundo Nonato (Cacheado), presente!

Postagem atualizada em 15/12/2022 às 10h44

O SINASEFE registra seu pesar pelo falecimento de Raimundo Nonato Silva Oliveira, conhecido como Cacheado. Líder do MST em Tocantins, ele foi assassinado na madrugada desta terça-feira (12/12), na cidade de Araguatins-TO.

Movimentos ligados à luta pela terra no estado suspeitam que o crime tenha participação de uma milícia rural paga por grileiros de terras. Cacheado teve o pai assassinado por pistoleiros, antes de se tornar líder do acampamento sem terra Alto da Paz em Araguatins (TO), localizado na fazenda Santo Ilário, área reivindicada para reforma agrária. 

Cacheado lutava para que a fazenda Santa Ilário, situada em terras públicas, fosse desapropriada e destinada à reforma agrária. Mas o cenário de grilagem de terras com aval do poder local se repete em outras propriedades no Bico do Papagaio. Do outro lado, estão famílias de sem terra em luta pela reforma agrária. Os conflitos são frequentemente marcados pela prática da pistolagem e execução de lideranças.

Além de lamentar a morte brutal do lutador, o SINASEFE, por meio da Coordenação de Combate às Opressões, reforça a urgência da investigação e responsabilização dos envolvidos no crime. Nos solidarizamos com a família, amigos(as) e demais companheiros(as) de Cacheado neste momento de dor e indignação.

*Com informações do portal Brasil de Fato.