Campanha Salarial 2023Reposição Salarial Já!Notícias

Reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente

Postagem atualizada em 09/02/2023 às 15h11

Após oito anos sem negociação direta das entidades classistas do serviço público com o Governo Federal, foi reaberta pelo novo Governo Lula, na última terça-feira (07/02), a Mesa Nacional de Negociação Permanente.

A cerimônia de reabertura, realizada em Brasília-DF, contou com a participação de diversos representantes do Governo Federal e dos trabalhadores – dentre os quais, o SINASEFE.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, garantiu duas questões de suma importância para os servidores federais:

  1. que existe previsão orçamentária para o reajuste em 2023;
  2. que a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) será retirada de tramitação.

Na quinta-feira da semana que vem (16/02), às 10 horas, novamente em Brasília-DF, teremos uma nova reunião da Mesa de Negociação Permanente, para ouvir a resposta do Governo Lula ao Ofício protocolado e encaminhado pelo Fonasefe em 02/01.

No documento, o Fonasefe propôs:

  1. A possibilidade de ocorrer remanejamentos no orçamento 2023, aprovado pelo Congresso, visando atender ao reajuste linear emergencial no mesmo índice da inflação acumulada durante os quatro anos de (des)governo Bolsonaro – aproximadamente 27%;
  2. Discutir, ouvindo os servidores e servidoras, como podemos estabelecer os índices e o período do reajuste salarial de 2023, com o valor orçamentário consolidado, buscando diminuir ao máximo as perdas salariais do último período;
  3. Abrir uma negociação sobre os benefícios que impactam sobre salários, que estão congelados desde o último acordo, firmado em 2012.

Confira abaixo o texto do Ofício do Fonasefe nº 01/2023 na íntegra:

Vamos à luta

O SINASEFE e o Fonasefe conclamam, desde já, todos(as) os(as) servidores(as) federais à unidade nesta luta, visando a consolidação de um reajuste justo para todas as carreiras do funcionalismo público após quase sete anos de salários congelados!

Clique aqui e saiba mais sobre a luta do SINASEFE pela recomposição salarial emergencial dos servidores federais.

Clique aqui e saiba mais sobre a Campanha Salarial 2023 do Fonasefe.

Conteúdo relacionado

* Matéria escrita com informações do Fonasefe