SeçõesLivesNotícias

Reforma do Ensino Médio e os impactos na Educação Profissional e Tecnológica: 15/03, às 19h

Postagem atualizada em 07/03/2022 às 11h58

O Sinasefe SP vai realizar, no próximo dia 15 de março (terça), às 19h, um debate virtual sobre os impactos da reforma do ensino médio na educação profissional. “Diante de uma reforma que muda radicalmente o rumo da educação pública brasileira, é necessário aprofundar o debate sobre as reais consequências da aplicação deste projeto, em especial nos Institutos Federais, e questionarmos se há como construir e fortalecer uma organização coletiva para viabilizar a resistência ativa contra os retrocessos” destaca a seção sindical.

Para debater tais questões, o Sinasefe-SP contará com a participação dos professores Ana Corti (IFSP), Débora Goulart (Unifesp) e Mauro Sala (IFSP). Maíra Martins, coordenadora estadual da seção sindical, será a mediadora da atividade, que contará com tradução simultânea em libras.

Acompanhe ao vivo no Canal Imprensa Sinasefe-SP do Youtube e também no Facebook do sindicato:

Saiba mais: referências e sugestões de leitura sobre o tema 

Os palestrantes disponibilizaram artigos, notas técnicas e referências de materiais publicados na academia e também na imprensa sobre a Reforma do Ensino Médio – e assuntos relacionados – para subsidiar o debate e ampliar o acesso aos argumentos sobre o tema. O Sinasefe-SP reuniu os links, confira e ajude a compartilhar!

Ensino médio nem-nem, por Fernando Cássio – Carta Capital:

O desmonte do ensino médio já está acontecendo, por Fernando Cássio – Carta Capital:

REPU: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulistaPesquisa Fapesp.

A farsa do ensino médio self-service, por Débora Goulart e Fernando Cássio – Le Monde Diplomatique Brasil

O PROEJA no IFSP diante das políticas curriculares para o Ensino Médio, por Jarina Rodrigues Fernandes, Ana Paula Corti, Michelle Chaves da Silva – Revista e-Mosaicos (CAp-UERJ)

Política e significantes vazios: uma análise da Reforma do Ensino Médio de 2017, por Ana Corti – SciELO Brasil

A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional, por Evaldo Piolli e Mauro Sala – Revista Exitus

*Informações divulgadas originalmente pelo Sinasefe SP.