Notícias

RELATO SOBRE A REUNIÃO COM O MEC/ INTERVENÇÃO NO PARÁ

Postagem atualizada em 16/07/2012 às 20h47

alt

O SINASEFE, representado por seus Coordenadores Gerais, Gutenberg Almeida e Silvio Rotter, por membros do Comando Nacional de Greve e de sua assessoria jurídica, foi recebido pelo Ministro Mercadante, às 16 horas e 20 minutos do dia 12/07. Iniciou-se a reunião debatendo a intervenção realizada pelo MEC no Instituto Federal do Pará. O Ministro afirmou que colocou o Reitor pró-tempore para evitar futuros processos contra o Estado. O mesmo afirmou que afastou provisoriamente os envolvidos para investigações a cargo do Ministério Público Federal e CGU. Salientou também que está aguardando o resultado das investigações.

alt

A assessoria jurídica do SINASEFE afirmou que não são apenas indícios baseados na investigação da CGU. Houve ainda a indagação ao Ministro sob a possibilidade de convocar novas eleições tendo em vista que o mandato do Reitor terminaria em setembro. O Ministro alegou que devemos aguardar, pois a situação é grave e que logo que aconteça a apuração convocará eleições diretas. Lindon Johnson, filiado do Sinasefe seção Pará, membro do CNG, relatou que possui trinta e quatro anos de IES e é membro eleito do Sinasefe no CONSUP, além de ser aluno do curso de Especialização em Gestão Pública no IFPA e que está temeroso, pois a questão é preocupante, já que esta é a terceira intervenção. A preocupação da comunidade é com a possibilidade de que a IES esteja caindo em descrédito, tendo em vista que esta já é a terceira intervenção:, primeira com a gestão da Diretora Yolanda Pinto (interventor Joison-CE), Diretor Sergio Cabeça (interventor Paulo de Tarso-PB e Aruda- PA) e agora com o Reitor Edson Ari (interventor Elio Almeida-ES). Protocolou-se, na ocasião, cópia do processo do MPF que denuncia todos os dos envolvidos.

O ministro Mercadante pediu prudência e informou que solicitará ao MPF, CGU e ao novo Reitor para convocar as eleições. Explicou também que quem preside o PAD não é o MEC e sim, a CGU, por isso serão seguidos os trâmites legais. O Ministro relatou ainda que, assim que for resolvida a situação e com a concordância com o CGU e MPF, será convocada a eleição. O Ministro Mercadante expôs sua preocupação e pediu prudência.

COMANDO NACIONAL DE GREVE

SINASEFE