Notícias

Respeite minha educadora e meu educador!

Postagem atualizada em 15/10/2019 às 15h22

A profissão de educador é fundamental em todas as sociedades: todas as demais profissões são formadas por ela! Cada uma e cada um de nós tivemos educadoras e educadores que passaram por nossas vidas e nos marcaram de muitas formas!

Quase sempre houve um consenso na defesa dos mestres e mestras devido a nobreza do ato de educar. Mas em tempos sombrios e de polarização política, como o que vivemos atualmente, surgem ataques virulentos e tentativas de desqualificação contra toda a classe trabalhadora – inclusive contra profissionais da educação.

A mesma sociedade que em 2013 protestava por uma “Educação Padrão Fifa” hoje está agredindo e perseguindo profissionais da educação com o Movimento Escola Sem Partido; chamando educadores de “doutrinadores” e até mesmo fazendo vistas grossas a um governo que corta verbas da Educação e arrocha os salários dos educadores – que historicamente sempre foram baixo e hoje estão ainda piores.

Em tempos de escolas precarizadas e militarizadas e de oferecimento dos estabelecimentos públicos de ensino à iniciativa privada com o Future-se, ser educador no Brasil fica mais difícil a cada dia. Mas também fica cada dia mais necessário: só os bons educadores e as boas educadoras podem ensinar às gerações atual e futura como o conhecimento pode transformá-las para que elas transformem o mundo num lugar melhor!

Respeite minha educadora e meu educador!

Com a proximidade do Dia do Professor e da Professora, que será celebrado em 15 de outubro, a 161ª Plenária Nacional do SINASEFE aprovou a campanha “Respeite minha educadora e meu educador”.

A campanha consiste em incentivar que histórias positivas sobre educadoras e educadores que marcaram nossas vidas sejam contadas e compartilhadas nas redes sociais com a hashtag #RespeiteAEducação.

Sei que você tem ótimas histórias sobre aqueles educadores e aquelas educadoras que foram singulares em sua vida… conta elas pra gente no seu Facebook e/ou Twitter com a hashtag #RespeiteAEducação. As melhores histórias serão compartilhadas na fanpage do SINASEFE no dia 15 de outubro.