Confederação de Educadores AmericanosReforma AdministrativaLivesNotícias

Resumo das lives do SINASEFE: 14 a 27/09

Postagem atualizada em 08/09/2022 às 16h11

Entre os dias 14 e 27 de setembro o SINASEFE divulgou 11 eventos virtuais. Estiveram em pauta: a Reforma Administrativa, a luta dos trabalhadores das estatais e dos entregadores, a denúncia dos cortes no orçamento da educação, a intervenção no IFRN, as condições de vida e trabalho diante da pandemia na América Latina e Caribenha, os 111 anos da Rede Federal de Educação, a retomada de aulas presenciais e o Estatuto dos Intérpretes de Libras (PL 9382/17) . As lives culturais contaram com o samba de Keco Cardoso e com o reggae da Banda Intuição.

Reforma Administrativa, desmonte do Estado

Live do SINASEFE realizada na segunda-feira (14/09) contando com as participações de Fernanda Ferreira (servidora da Assistência Social de São Paulo-SP e militante da Intersindical), Jelder Pompeo de Cerqueira (Sinasefe Cuiabá-MT) e Marcela Patarro (servidora do Incra-SC e diretora nacional da CNASI-AN).

A luta das estatais e dos entregadores

Live do SINASEFE realizada na terça-feira (15/09) contando com a participação de Jacó Almeida (carteiro e diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares – Fentect), Abel Santos ( entregador de aplicativos em Brasília-DF) e David Lobão (coordenador geral do SINASEFE).

Ato virtual em defesa de um orçamento justo para a educação

Entidades da educação e parlamentares que defendem um orçamento justo para a Educação se reuniram num ato virtual na quinta-feira, 17/09. O SINASEFE assinou o convite para a atividade virtual, que reuniu lutadores e lutadoras de todo país.

Plenária de servidores e estudantes do IFRN

Trabalhadores e estudantes do IFRN se reuniram virtualmente na sexta-feira (18/09) para debater os ataques à democracia na instituição e o corte de verbas. A atividade foi convocada pelo SINASEFE, Sinasefe Natal, Grêmios do IFRN, Centros Acadêmicos do IFRN e pelo reitor eleito, José Arnóbio. Alguns convidados confirmaram participação na atividade: Fátima Bezerra (governadora do RN), Reginaldo Lopes (deputado federal PT-MG), Jadir Pela (presidente do Conif), Jean-Paul Prates (senador PT-RN) e Sâmia Bomfim (deputada federal PSOL-SP).

Sextou com Keco Cardoso

Live-show do SINASEFE, animou a noite de sexta-feira (18/09), com o músico, percussionista e produtor cultural, Keco Cardoso e grupo.

Reforma administrativa: o desmonte do serviço público

Live do SINASEFE, realizada na terça-feira (22/09), contando com a participação de Rafson Ximenes (Defensor Público Geral do Estado da Bahia), Jorge Solla (Deputado Federal – PT-BA), Amauri Teixeira (Auditor da Receita Federal e ex-deputado federal) e Carlos Magno Sampaio (coordenador geral do SINASEFE).

Educação e as condições de vida e trabalho diante da pandemia na América Latina e Caribenha

Live do SINASEFE-CEA, realizada na quarta-feira (23/09), contando com a participação de Gabriel Stonestreet Villagra (Secretário de Direitos Humanos e Meio Ambiente da Frente de Reforma dos Educadores do Panamá – Frep), Daniel Ricci (Integrante da Federação dos Docentes Universitários (Fedun), Membro da Comissão Executiva da CEA, Presidente da Federação de Sindicatos de Professores Universitários da América do Sul – Fesiduas); Fernando Rodal (Presidente da Confederação de Educadores Americanos – CEA); David Romão Teixeira (Professor do Centro de Formação de Professores da UFRB e presidente da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo – Apur); Licda Bessy Yolanda Berrios (Presidente da Primeira Escola Profissional de Professores Hondurenha (Pricphma) e Secretária da Mulher da Federação das Organizações de Professores da América Central – Fomca) e Jury Hernandez Trochez (Secretário de Assuntos Legais da Pricphma). A mediação do debate foi feita pela representante do SINASEFE na CEA, Cátia Farago.

111 anos da Rede Federal de Educação

Live da página Conexão EPT, realizada na noite de quarta-feira (23/09). A transmissão comemorou o aniversário de 111 anos da Rede Federal de Educação, com a participação de mais de uma dezena de pessoas, dentre entrevistados e convidados. O coordenador geral do SINASEFE, Carlos Magno, participou da abertura do evento virtual.

O retorno às aulas presenciais e os impactos para a comunidade escolar durante a pandemia: desafios, responsabilidades e consequências

Live do escritório Wagner Advogados Associados, com a participação do coordenador geral do SINASEFE, Carlos Magno Sampaio, realizada na quinta-feira (24/09).

Sextou com a banda Intuição

Live-show do SINASEFE, animou a noite de sexta-feira (25/09), com reggae da banda Intuição, direto do recôncavo baiano.

Debate sobre o PL 9382/17 – Estatuto do Intérprete de Libras

Debate sobre o Estatuto do Intérprete de LIBRAS (PL 9382/17), realizado no sábado (26/09), que está previsto para ir à votação na Câmara Federal entre 28/09 e 02/10. O SINASEFE foi representado na reunião virtual pelo secretário de Combate às Opressões, Felipe Oliver.

Conteúdo relacionado