Notícias

Reunião do Fonasefe

Postagem atualizada em 12/07/2020 às 19h07

Foi realizada na terça-feira (19/05), de maneira virtual, uma reunião do Fonasefe. A principal pauta da reunião foi o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Confira abaixo o relatório da reunião em sua integralidade:

Reunião do Fonasefe

Local: Virtual
Data: 19/05/2020
Entidades presentes: Andes-SNAsfoc-SN, Assibge-SNCondsefCSP-ConlutasFasubra SindicalFenajufeFenaspsSinalSinait, SINASEFE, Sindireceita e Unacon Sindical.
Pauta: Informes; Campanha de Solidariedade; Comunicação; Ação de Rua; Impeachment de Bolsonaro.

Informes

Andes-SN: o Andes-SN realizou reunião da diretoria nacional e deliberou por dar continuidade às ações de solidariedade em todo o Brasil, ampliar a propaganda em rádios com spots e assinar o pedido de impedimento do Presidente da República. Também fez outras reuniões, como dos Setores Federal, Estadual e Municipal e do Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais. Está sofrendo grande pressão para a implementação da Educação a Distância (EaD) absolutamente precarizada, assim como uma pressão por controle exagerado do trabalho remoto.

SINASEFE: informou que o pedido de impeachment construído pelos partidos de esquerda e movimentos sociais, apesar de não ter conseguido a unidade plena, tem crescido muito em adesão das entidades. No Serviço Publico Federal já assinaram: Andes-SN, Asfoc-SN, Condsef, Fasubra Sindical, Fenasps e SINASEFE. Às entidades que quiserem assinar, basta comunicar o desejo ao representante do SINASEFE no Fonasefe.

Campanha de Solidariedade

  • Fortalecer as ações que já existem nos estados.
  • Que sejam trazidas propostas de ações de solidariedade pelas entidades para serem avaliadas, sem a obrigatoriedade de se realizar ajudas solidárias todas as semanas.
  • O Fonasefe deve centralizar as informações de como estão sendo organizadas as Campanhas de Solidariedade que as entidades estão realizando nos estados, por isso solicita o apoio das entidades.

Comunicação

  • Foi dado o informe da reunião das entidades do Fonasefe com as Assessorias de Comunicação, ficando acordado que o relatório da reunião iria como anexo deste relatório para todas as entidades do Fonasefe e que discutiríamos na próxima reunião.
  • É importante que as entidades façam apanhados dos custos das propostas em outras agências de comunicação.

Ação de Rua

  • Foi acordado a constituição de uma comissão formada por Andes-SN, Condsef, CSP-Conlutas, Fenasps e SINASEFE para organizar a construção de uma Ação de Rua que tem como data indicativa 27 de maio (quarta-feira da próxima semana).
  • Esta comissão deve levar em consideração todas as medidas de proteção e de distanciamento social, priorizando sempre a participação nos atos de trabalhadores e de pessoas que estejam em atividades e expostas à contaminação.
  • É tarefa desta comissão definir cidades e locais onde vão acontecer a Ação, quantos serão envolvidos e garantir que todos os envolvidos estejam totalmente protegidos.

Impeachment de Bolsonaro

  • Existem unidades de ações contra o governo Bolsonaro e em defesa dos direitos dos servidores públicos. As entidades do Fonasefe que assinaram o pedido de impeachment dos movimentos sociais, juntos dos partidos de esquerda, estão, neste momento, construindo um vídeo para ser divulgado no dia e hora que o documento será protocolado (11 horas de 21 de maio) junto à Câmara Federal.

Download

Leia também

Conteúdo relacionado