Reunião do Fonasefe

Compartilhar

Foi realizada na terça-feira (05/05), de maneira virtual, uma reunião do Fonasefe. A principal pauta da reunião foi os encaminhamentos do Fórum nos atuais tempos de pandemia e isolamento social.

Confira abaixo o relatório da reunião em sua integralidade:

Reunião do Fonasefe

Local: Virtual
Data: 05/05/2020
Entidades presentes: Andes-SNAsfoc-SN, Assibge-SN, CNTSSCondsefCSP-ConlutasFasubra Sindical, FenaspsSinalSinait, SINASEFE e Sindireceita.
Pauta: Informes; Encaminhamentos

Informes

SINASEFE: a Frente Povo Sem Medo e o PSOL estão, neste momento, coletando assinaturas de adesão de entidades sindicais, de movimentos sociais, e também de dirigentes dessas entidades e movimentos para um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Nomes de entidades que forem aderir e assinar o pedido devem ser enviados ao SINASEFE. O dirigente que for assinar deve enviar seu nome, entidade e CPF para o SINASEFE.

Encaminhamentos

  1. As entidades do Fonasefe devem discutir para a próxima reunião do Fórum a possibilidade de escrever documento político sobre o impeachment de Bolsonaro e também a realização de campanha publicitária defendendo a saída de Bolsonaro da Presidência.
  2. Ações sobre o PLP 39/2020: Carta do Fonasefe e card exigindo a retirada dos artigos 7º e 8º do PLP 39/2020. Seguir a campanha de pressão sobre os parlamentares.
  3. Nota denunciando a propaganda do Ministério da Educação (MEC) sobre a abertura das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por seu conteúdo elitista e excludente. Responsável: SINASEFE.
  4. Que as entidades realizem levantamento da reestruturação dos serviços públicos que está sendo realizada pelo governo nesse momento de pandemia com o objetivo de subsidiar uma atuação política do Fonasefe.
  5. Que em todas as ações do Fonasefe em que for cabível, seja defendido o direito de todos os trabalhadores, tanto do setor privado como do setor público.
  6. Estimular a organização de fóruns estaduais dos servidores públicos. Para tentar garantir o maior número de entidades nesses fóruns estaduais, as entidades nacionais que tiverem conhecimento dessas reuniões devem comunicar ao Fonasefe para que as demais entidades possam encaminhar às suas seções e aos seus sindicatos.
  7. Sobre o plano de solidariedade do Fonasefe, a comissão irá realizar uma reunião na quinta-feira (07/05), às 9 horas, para reelaborar a proposta com as sugestões que foram apresentadas na reunião. Entraram na comissão: Condsef, CSP-Conlutas e Fasubra Sindical.
  8. Sobre a campanha de comunicação, foi sugerido o resgate das propostas da última reunião do setor de comunicação do Fonasefe, que envolveu a assessoria de comunicação de várias entidades, para que o Fórum avalie o que é possível de ser realizado nesse momento.
  9. Live de quinta-feira (07/05), às 18 horas: PLP 39/2020 e os direitos dos trabalhadores. Mediação: SINASEFE. Participantes: Condsef e Sinait. Convidados: Fernanda Melchionna (Deputada Federal pelo PSOL-RS) e/ou integrante do Dieese.
  10. Próxima reunião das Assessorias Jurídicas do Fonasefe será na segunda-feira (11/05), às 14 horas.

Próxima reunião

Próxima reunião virtual será realizada na terça-feira (12/05), às 8h30min.

Download

Conteúdo relacionado