Notícias

Reunião do Pleno do FNPE

Postagem atualizada em 05/08/2019 às 10h48

O SINASEFE esteve presente na Reunião do Pleno do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e enfatizou no espaço a necessidade da construção de uma Frente Única do setor da Educação para enfrentar os ataques do governo Bolsonaro.

A Reunião do Pleno do FNPE foi realizada em Belém-PA, no dia 1º de agosto (quinta-feira da semana passada), e o SINASEFE foi representado na atividade pelo coordenador geral David Lobão.

Dentro do espaço o SINASEFE leu uma Carta endereçada ao FNPE (íntegra abaixo), na qual conclama as entidades à construção de uma Frente Única nacional, aglutinando-se às entidades da Educação que já vem se reunindo periodicamente desde o início de 2019 (Andes-SN, ANPG, CNTE, Contee, Fasubra, Fenet, SINASEFE, Ubes e Une).

Em sua fala (assista abaixo), David Lobão chamou a atenção dos presentes com o alerta que há ameaça de “eliminação física” contra os lutadores na atual conjuntura, deixando claro a importância da unificação de todos os educadores e estudantes do país numa Frente Única de lutas e mobilizações conjuntas.

Carta do SINASEFE

Confira abaixo a íntegra da Carta do SINASEFE lida na Reunião do Pleno do FNPE de 1º de agosto:

Carta ao FNPE

Os últimos atos de resistência aos ataques do governo de ultradireita no nosso país colocaram os trabalhadores e as trabalhadoras da Educação e a juventude, particularmente os estudantes, como protagonistas. O 15M, o 30M e a Greve Geral do dia 14 de junho colocam nos nossos ombros uma responsabilidade muito grande.

O SINASEFE escreve esta Carta muito preocupado com a nossa unidade para cumprir o papel que a luta de resistência exige.

Consideramos importante a construção do Fórum Nacional de Entidades da Educação, que está em atividade com a participação de Andes-SN, ANPG, CNTE, Contee, Fasubra, Fenet, SINASEFE, Ubes e Une.

O fortalecimento desta unidade se torna cada vez mais necessário, pois estamos assistindo a cada dia ataques à Educação cada vez mais intensos. Recentemente fomos surpreendidos com o Programa Future-se, um ataque sem precedentes à Educação Federal do nosso país.

A Educação Pública está ameaçada: cortes de verbas e ameaça da não renovação do Fundeb são medidas deste governo que demostram claramente que estamos diante de uma gestão que não tem nenhum compromisso com a Educação dos filhos e das filhas dos trabalhadores e das trabalhadoras, deixando claro que Jair Bolsonaro e Abraham Weintraub são inimigos da Educação Pública!

Diante destes fatos e da nossa responsabilidade frente à situação atual do país, estamos chamando os companheiros e as companheiras que constroem o FNPE para iniciarmos uma discussão sobre uma Frente Única de resistência na Educação, com possibilidades de realizarmos encontros, seminários etc em conjunto com todos os setores que atuam na Educação no nosso país.

Precisamos de um espaço onde todas as entidades da Educação definam, de forma conjunta, os próximos passos da resistência. O fato é que os lutadores e as lutadoras do nosso país esperam nossas iniciativas para se somarem à resistência contra os ataques que a classe trabalhadora está sofrendo e é fundamental que estejamos juntos numa ampla Frente Única da Educação.

Neste sentido, atendendo ao convite feito pela CNTE ao nosso grupo das Entidades Nacionais da Educação, confirmamos presença na reunião do FNPE que ocorrerá no dia 1º de agosto, na cidade de Belém-PA, e solicitamos que seja aberto um espaço para que possamos discutir coletivamente a unidade de todos os setores da Educação.

Faça aqui o download da Carta acima em formato PDF.

SINASEFE no FNPE

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) começou a ser organizado em 2016 para construção da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) de 2018, em alternativa à Conferência Nacional de Educação (Conae) do Ministério da Educação (MEC) – que passou a ser desmontada e ter entidades boicotadas após o início do governo de Michel Temer.

O SINASEFE é entidade observadora do FNPE, conforme deliberação da 152ª PLENA do sindicato, em 5 de novembro de 2017.

Imagens

Confira abaixo nossa galeria de fotos da Reunião do Pleno do FNPE de 1º de agosto: