Notícias

Reunião entre SINASEFE e Conif

Postagem atualizada em 04/07/2019 às 12h16

Na tarde de hoje (23/04) SINASEFE e Conif se reuniram, na sede do Conselho, em Brasília-DF, para tratar de perseguição e violência nos ambientes da Rede Federal de Educação, tendo como ponto central a prisão arbitrária da coordenadora geral do sindicato, Camila Marques, realizada no último dia 15.

O SINASEFE cobrou uma posição do Conif sobre a ação descabida da Polícia Civil contra estudantes e contra a servidora do IFG. Camila, além de estar com a mão ainda machucada e de atestado médico, sem poder trabalhar, terá audiência judicial na próxima terça-feira (30/04), onde responderá pelo “crime de desobediência”.

Dois pedidos foram feitos pelo SINASEFE, porém sem atendimento do Conif: o afastamento do diretor do campus Águas Lindas do IFG, responsável por acionar a Polícia Civil para que fosse à instituição de ensino sem avisar os servidores; e a participação do sindicato no processo de sindicância que será aberto para apurar o fato pelo Instituto Federal.

Servidores e estudantes do IFG, que estiveram presentes na reunião, fizeram intervenções em defesa de Camila e cobrando uma atitude do Conif para evitar que situações semelhantes se espalhem pela Rede Federal de Educação, assim como também lamentaram a posição do Conif em não afastar o diretor do campus.

Resumo em vídeo

Confira no vídeo abaixo, gravado pelas diretoras Camila Marques, Elenira Vilela e Jane Miranda, o resumo da reunião desta terça (23/04) entre Conif e SINASEFE:

Dia de Luta

Em virtude da prisão de Camila e também em sua defesa, o sindicato está convocando para 30/04 o Dia Nacional de Luta: Educação não se faz com repressão, chamando atividades contra a perseguição e a repressão aos educadores em todas as bases.

Participantes da reunião

Representaram o SINASEFE na reunião as diretoras Camila Marques (coordenação geral), Elenira Vilela (pasta de políticas educacionais), Janaína Zanchin (pasta de mulheres) e Jane Miranda (suplente) e os diretores David Lobão (coordenação geral), Felipe Oliver (pasta de combate às opressões) e Paulo Reis (tesouraria).

O Conif está representado por seu presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva (IFG); pelo vice-presidente de assuntos acadêmicos, Flávio Luís Barbosa Nunes (IF Sul-rio-grandense); pelo vice-presidente de relações institucionais, Marcelo Bregagnoli (IF Sul de Minas); e pelo secretário executivo Alexandre Bahia.

Além dos representantes do Conif e da Direção Nacional (DN) do SINASEFE, servidores do IFG, estudantes e a Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do sindicato compareceram à reunião.

Ao vivo

Confira aqui a peça de cobertura ao vivo da reunião que foi publicada em nossas redes sociais.

Fotos

Confira aqui o álbum de fotos da reunião entre SINASEFE e Conif realizada na tarde desta terça-feira (23/04).

Conteúdo relacionado