Campanha Salarial 2023Reposição Salarial Já!Notícias

Salários corroídos: Fonasefe pedirá 26,94% de recomposição emergencial e reajuste de benefícios

Postagem atualizada em 06/02/2023 às 15h54

Reunido na última sexta-feira (03/02) o Fonasefe definiu uma proposta de metodologia de negociações a ser apresentada ao governo amanhã (07/02). O fórum defende a instalação de duas mesas de negociação: uma geral e uma específica. A mesa geral terá inicialmente cinco tarefas: tratar da recomposição emergencial (26,94%), do reajuste nos benefícios, do ‘revogaço’ de medidas bolsonaristas que atingem o conjunto de servidoras(es) públicas(os), pautar a Campanha Salarial 2024 (com o debate da reposição salarial desde 2010) e, ainda, debater o ganho real de salário – de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB).

Representatividade

Ainda na proposta aprovada pelo Fonasefe nesta reunião, está prevista a garantia da paridade de gênero e participação de negros e LTBQI+ na representação que falará com o governo na solenidade de instalação da Mesa de Negociações. A participação de dois representantes de cada entidade do Fórum (atualmente participam mais de 20) no espaço de negociação também está prevista na metodologia. O SINASEFE é uma das entidades que integra o Fonasefe e estará representado na solenidade.

Baixe aqui o relatório visível acima (formato PDF, 1 página)

Negociação imediata

O coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, destaca a importância do início imediato do processo negocial logo após a solenidade de instalação. “Estamos muito felizes com a retomada do diálogo, sem dúvidas. Mas além de festejar queremos negociar efetivamente, levando em conta que servidores e servidoras estão há mais de seis anos sem reajuste e os salários extremamente corroídos” destaca o coordenador plantonista.

Solenidade

A solenidade de reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente será realizada com dirigentes do MGI, do Ministério do Planejamento e Orçamento, do Ministério da Fazenda, do Ministério do Trabalho, do Ministério da Previdência Social, do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Saúde, além do ministro-chefe da Casa Civil (Rui Costa) e do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República (Márcio Macêdo). Cerca de 80 entidades representativas dos servidores federais são esperadas para o evento de abertura da mesa. Leia mais aqui.

Conteúdo relacionado