LivesNotícias

Sextou com Dayana Roberta

Postagem atualizada em 02/10/2020 às 15h26

O SINASEFE realizará nesta sexta-feira (02/10), a partir das 18h30, a sua 24ª Sextou. A live show acontecerá simultaneamente na fanpage do Facebook e no canal do YouTube do sindicato.

A 24ª edição da live cultural do sindicato, a Sextou, contará com a performance da artista Dayana Roberta.

Não perca: é sexta-feira, dia 02 de outubro, às 19h30, no www.facebook.com/sinasefe.nacional e no www.youtube.com/canalsinasefe.

Divulgue! Assista! Interaja!

Sobre a performance: Narrativas (D)elas Sangue Mulher

O fragmento é retirado da performatividade da cena de Espelho de Vênus, no qual retrata o cotidiano da sociedade, por meio da literatura, no bailado de saias, tendo como protagonista as narrativas das histórias reais. O trabalho tem como base textos e poemas de Eugenia Corazón O Dia Amargo da Mulher e de Dione Barreto Sexo Feminino. O corpo é uma propriedade confiscada, violentada e negada. Diante do conservadorismo que vigora como uma sustentação da constituição da moral da família e confinamento da mulher no âmbito privado. Portanto, teremos uma cena que fricciona a poesia com o real de questões atuais que ainda não foram superadas. A situação das mulheres, nas relações sociais, econômicas, culturais e políticas para mudar precisa romper com a lógica patriarcal, racista, capitalista, heteronormativa, entre outras opressões que aprisionam, torturam até o último suspiro.
Revoltai-vos e tirai as mãos, crucifixos e palavras evangelizadoras de nossos corpos e decisões. Feminismos…Sim! Para te libertar do desejo reprimido. Feminismos, sim… Para que tenhamos: A ruptura dos silenciamentos e doutrinação processual na tua vida de cristão. Educação não como privilégio, mas direito. Negado e com portas fechadas em outras épocas
para as mulheres. Reflita sobre os impactos e desafios feministas hoje. Você precisa conhecer quem veio antes de nós, milenarmente.
Somos as vozes daquelas que se foram. As Marias, Teresas, Cristinas que foram criminalizadas por serem mulher, negra, pobre e tiveram seus desejos negados. Seu corpo privatizado pelas mãos das Instituições, poder Estatal viril que nunca nos pariu.
Participe dessa cena artivista, proposta por Dayana Roberta.

Sobre a artista

Doutoranda e Mestra em Teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro (PPGT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Artivista feminista, integra a Marcha Mundial das Mulheres (MMM/MA) e Fórum Maranhense de Mulheres (FMM).
Produtora teatral, atriz, diretora no Núcleo Artístico Feminista – NAFEM, com experiência na mediação e docência em Teatro e demais temáticas relacionadas aos direitos humanos, com atividades desenvolvidas nos projetos sociais em São Luís/MA. Educadora popular nos movimentos de juventudes, mulheres e cultura.
No campo teatral é a idealizadora e coordenadora do NAFEM – Núcleo Artístico Feminista (formado em 2010), composto por mulheres, que tem como foco o Teatro Feminista, integrando as linguagens artísticas, com as diversas áreas de conhecimento. Executa ações e projetos culturais nas áreas de Teatro, Gênero, Juventude e Feminismos em escolas, bairros e municípios. Escreve no Blog: http://devaneiosimageticos.blogspot.com.br/