Notícias

Sinasefe convida para a XI Semana da mulher da Unesp

Postagem atualizada em 25/03/2013 às 19h49

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp realizará a XI Semana da Mulher, com a temática “Mulheres, gênero e violência: visões nacionais e internacionais”, no período de 09 a 11 de abril, em Marília – SP. O GT Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil do Sinasefe convida os filiados a esse Sindicato Nacional a participar das palestras, minicursos, mesas redondas e oficinas sobre diversos temas que envolvem as mulheres. As inscrições via internet já estão abertas.

Um qualificado leque de expositores e palestrantes, representantes do poder público, pesquisadores e educadores, discorrerá, nas mesas redondas, acerca dos seguintes temas: Violência doméstica em questão: políticas e práticas educacionais para a igualdade de gênero; Novas/velhas formas de violência contra a mulher: diversidade sexual, deficiência e etnia; e Educação, gênero e violência.

Os minicursos oferecidos, por sua vez, abordarão as seguintes temáticas, a saber: Trabalho digno e gênero; Educação, gênero, diversidade e etnia; Trabalho, gênero e violência; e Mulheres com Deficiência e Direitos Humanos. Haverá também o lançamento do livro “Direitos humanos, educação e exclusão social”.

O evento tem por objetivo reunir os estudantes, professores e a comunidade, em geral, para apresentar e debater as relações sociais nas quais a mulher esta inserida, não só no Brasil, mas como internacionalmente. Nesta semana especial, a história será repassada até o patamar de conquistas em que, hoje, as mulheres se encontram, e quais políticas públicas e educacionais podem ser implementadas a fim de avançar, ainda mais, quanto à manutenção e garantia de seus direitos. Assim como acontece nas discussões do GT, o evento possibilitará também a reflexão a respeito da raça, etnia e identidade de gênero.

 

Local da XI Semana da Mulher

Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp – Câmpus de Marília

Av. Hygino Muzzi Filho, 737

Bairro: Câmpus Universitário

17.525-900 – Marília, SP