Postagem atualizada em 06/12/2024 às 15h31
Na tarde desta terça-feira (03/12), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o SINASEFE participou de um importante debate com o tema: “Desafios e Direitos das Pessoas com Deficiência no Serviço Público: Caminhos para Inclusão e Equidade”. A audiência pública realizada na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados reforçou a centralidade de garantir o cumprimento efetivo da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), promovendo igualdade e acessibilidade.
Amália Leites (secretária de inclusão e acessibilidade do SINASEFE), Marlise Vitcel (secretária-adjunta de inclusão e acessibilidade do SINASEFE), Luisa Senna (ex-secretária de inclusão e acessibilidade do SINASEFE e sindicalizada da SS IFBA-CMS), Antonildo Pereira (coordenador geral do SINASEFE) e Sidnei Nobre (sindicalizado da SS IFSP-SP) fizeram falas durante a audiência. Além do SINASEFE, também palestraram durante a atividade: representantes do Sintrajud-SP, do Movimento Orgulho Autista do Brasil (Moab) e do Ministério Público do Trabalho.
Confira a íntegra da audiência (vídeo da TV Câmara):
“Dentre os assuntos que destacamos na audiência, reforçamos que para incluir a PCD no ambiente laboral não basta haver cotas para ingresso nos concursos. Quando aspectos biopsicossociais e as condições reais de trabalho são ignoradas, criam-se barreiras para a própria permanência destas(es) servidoras(es)” ressalta a Coordenação de Inclusão e Acessibilidade do SINASEFE. A pasta também saudou a participação de todas(os) sindicalizadas(os) que atenderam prontamente ao convite feito às seções sindicais e participaram ativamente da audiência pública.