Postagem atualizada em 07/04/2025 às 14h52

O SINASEFE participou na quinta-feira (03/04) de uma reunião com a Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd) do Ministério da Defesa (MD), na qual levou os dados levantados sobre os servidores civis técnico-administrativos lotados no MD.
Com isso, pudemos retomar o debate relacionado à pauta histórica da busca pela transposição dos técnico-administrativos que estão no Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
Os representantes do MD relataram as dificuldades relacionadas ao pleito, apontando para a necessidade de negociações conjuntas entre o SINASEFE, o MD, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Educação (MEC).
Os representantes do MD também se colocaram à disposição para participar de mesas conjuntas com os outros ministérios mencionados, a fim de trazer condições de trabalho semelhantes aos dos servidores do MEC para seus servidores civis.
Aproveitando a oportunidade, o sindicato relatou a crise de falta de pessoal civil nas Instituições de Ensino administradas pelo MD, ressaltando o adoecimento de servidores pelo excesso de trabalho.
Perguntamos sobre a possibilidade de abertura de concursos para pessoal civil, a fim de suprir a demanda de trabalho. O MD respondeu que tem ciência da questão e que intenciona abrir concursos. Porém, indicou dificuldades, pois não teria as mesmas condições de abertura de concursos que o MEC.
Representação do SINASEFE
O SINASEFE foi representado no espaço por Amaury Garcia (secretário-adjunto de políticas para as Instituições de Ensino ligadas ao Ministério da Defesa) e Roni Rodrigues (coordenador de pessoal TAE).
Fotos
Veja as fotos da reunião de 03/04 entre SINASEFE e Ministério da Defesa que temos disponíveis em nossa galeria:
Conteúdo relacionado
* Texto produzido para o Boletim do SINASEFE nº 640