Notícias

SINASEFE DIALOGA COM O CONIF E OS REITORES SE POSICIONAM CONTRA O CORTE DE PONTO

Postagem atualizada em 16/07/2012 às 20h42

alt

O SINASEFE esteve presente na reunião do CONIF realizada nos dias 11 e 12 de julho em Salvador com objetivo claro de comprometer os reitores dos IF’s a não acatar a orientação do MPOG em seu comunica que buscava utilizar os reitores como carrasco dos trabalhadores cortando o ponto dos trabalhadores na maior greve da educação do país.

Inicialmente o reitor do IF Baiano, professor Sebastião Edson Moura e o vice presidente do CONIF, professor Sérgio Pedini, recebeu os representantes do SINASEFE e do Comando de Greve da Bahia, alegando uma pauta extensa da sua reunião para justificar a impossibilidade de nos receber, bem como a falta de tempo para discutir e responder ao COMUNICA do governo.

Após insistência do SINASEFE e do Comando de Greve da Bahia, fomos recebidos pelo CONIF para fazer uma fala de 10 minutos, aproveitamos este momento para pontuar três questões importantes do nosso movimento:

  1. 1)O SINASEFE cobrou dos reitores que ainda não estão pagando a progressão dos docentes D I para D II e/ou D III, que cumpram com a deliberação do CONIF e façam imediatamente, pois é inadmissível que um direito legal dos trabalhadores que hoje já é pago a mais de 50% dos docentes da carreira EBTT, ainda encontre resistência em algumas instituições, o SINASEFE deixou claro nesta reunião que está disposto a manter a GREVE em cada unidade que ainda não recebem este direito e que esta luta neste momento é contra os reitores que insistem em sentar em cima dos nossos direitos.
  2. 2) Diante da possibilidade do governo apresentar uma proposta para docentes sem contemplar os técnico-administrativos, o SINASFE deixou claro que não assinará nenhuma acordo parcial, somos sindicato representantes de todos os trabalhadores em educação e exigimos que a resposta seja pra todos os trabalhadores. Assim cobramos do CONIF que seja mais uma entidade a cobrar do governo seriedade no processo de negociação respondendo as reivindicações de todos aos trabalhadores a tática de nos dividir não será aceita passivamente nas nossas bases.
  3. 3)Não considerávamos nada prudente que o CONIF após sua reunião não se posicionasse sobre o COMUNICA do MPOG, já que o mesmo foi endereçado aos reitores. O silêncio dos reitores naquele momento poderia representar para a categoria um processo de subserviência ao governo e com certeza pairaria uma grande dúvida sobre o procedimento que os reitores iriam tomar.

Após este momento o SINASEFE e o Comando de Greve da Bahia foram convidados a se retirar deixando os reitores à vontade para discutir nossas reivindicações. O fato mais importante desta nossa visita foi o pronunciamento do CONIF contra a orientação do MPOG que cobrava dos reitores o papel de cortar o ponto dos trabalhadores grevista.

Nossa luta entra em um momento importante onde precisamos ampliar nossa GREVE mostrando ao governo que queremos negociar nossas reivindicações. Professores e técnico-administrativos estão sendo chamado para participar da marcha dos servidores do dia 18. Precisamos encher Brasília para de uma vez por todas abrir um processo negociação sério com o governo.

 

COMANDO NACIONAL DE GREVE

SINASEFE