Greve 2022SeçõesNotícias

SINASEFE e Sintietfal se reúnem com reitoria e defendem direito de greve de servidores do IFAL

Postagem atualizada em 26/05/2022 às 20h14

Integrantes do SINASEFE, Sintietfal e Comandos de Greve Nacional e Local se reuniram nesta quarta-feira (25/05) com gestores do IFAL. Sindicatos questionaram as intimidações recentes da reitoria aos trabalhadores em greve, defendendo a legalidade do movimento e o direito de mobilização da categoria.

“Antes de tudo, saudamos a mobilização de todas as trabalhadoras e trabalhadores do IFAL mobilizadas(os) no movimento paredista e que estão fortemente empenhados(as) na defesa dos direitos da categoria” afirma a coordenadora geral do SINASEFE Elenira Vilela, representante do sindicato nacional na reunião.

“Apesar da cordialidade e do discurso sobre a importância do diálogo, o reitor não deu ouvidos aos nossos argumentos sobre as ilrregularidades da IN 54”, lamentou Elenira. “O reitor se ocupou desnecessariamente com perguntas inadequadas sobre as nossas táticas e sobre a greve ser oportuna ou não, reafirmando sua escolha de se apegar à uma regra questionável do governo Bolsonaro e ignorar outros ordenamentos jurídicos” comentou a coordenadora.

“Servidores e servidoras estão todos(as) ameaçadas(os) pela atual conjutura, todos nossos “CPFs” estão em risco diante da corrosão inflacionária e ficam ainda mais ameaçados quando lutamos e temos a ameaça concreta de ter o ponto cortado por decisão da reitoria” reflete a dirigente.

Nova reunião entre reitoria e sindicato local está prevista para amanhã (27/05), enquanto isso existe a sinalização de diálogo do reitor Carlos Guedes com outros reitores da Rede Federal. “O apelo que fazemos é que os gestores se reconheçam enquanto servidores e servidoras, comprometidos com a comunidade e com a defesa de uma educação de qualidade”, reforçou Elenira.

Integrante do Comando Nacional de Greve do SINASEFE (CNG), Xavier Filho, também participou da reunião, mas, diante do atraso na atividade, precisou sair antes da finalização do encontro e da gravação do informe.

Sintietfal divulgou um vídeo com o informe da reunião, confira a seguir:

Imagens da reunião (Crédito: Sintietfal)

Conteúdo relacionado