GT CarreiraEventosNotícias

SINASEFE encerrou GT Carreira nesta sexta-feira (01/11)

Postagem atualizada em 01/11/2024 às 17h58

O SINASEFE encerrou nesta sexta-feira (01/11) mais uma edição do seu Grupo de Trabalho (GT) de Carreira. O GT debateu ontem (31/10) questões relativas à carreira docente e debateu hoje (01/11) demandas da carreira TAE.

Temas e assuntos ligados aos debates que ocorrem no âmbito do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério da Educação (MEC), como o GT que pauta o Termo de Acordo de Greve nº 11/2024 e a Comissão Nacional de Supervisão de Carreira (CNSC), preencheram os debates do 2º dia do nosso GT Carreira.

Apresentação de informes pela Pasta de Pessoal e membros da CNS-SINASEFE

Os debates de hoje começaram com os informes da Comissão Nacional de Supervisão (CNS) do SINASEFE.

Daniela Zanotti (CNS), Elton John (2º tesoureiro e CNS), Lídia Farias (CNS), Roni Rodrigues (coordenador de pessoal TAE e CNS), William Carvalho (CNS) e Xavier Filho (CNS) falaram dos debates recentes que foram travados junto ao MGI e ao MEC, com destaque para a reunião desta semana da CNSCCTAE (realizada em 29 e 30/10), que debateu cargos, desenvolvimento profissional e Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) com as presenças do Governo Federal, do SINASEFE e da Fasubra.

Discussões sobre a Carreira TAE

As discussões da manhã se dividiram em dois temas: o desenvolvimento profissional e os cargos amplos em debate para o PCCTAE.

Sobre desenvolvimento, foram apresentadas as cláusulas do Termo de Acordo de Greve; os três decretos que estão em debate entre Governo e entidades sindicais (com pontos a serem revisados); e um resumo das propostas em discussão.

Daniela Zanotti (CNS) fez a apresentação do ponto de pauta. Veja a íntegra no documento abaixo:

Sobre os cargos amplos do PCCTAE, a CNS do SINASEFE apresentou um relatório preliminar do GT que está em andamento junto ao MEC, assim como uma tabela.

Lídia Farias (CNS), Roni Rodrigues (coordenador de pessoal TAE e CNS) e Teresa Bahia (secretária de políticas para LGBTQIAPN+ e CNS) fizeram a apresentação do ponto de pauta. Veja os documentos abaixo:

Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC-TAE)

Os trabalhos vespertinos do GT Carreira foram dedicados ao debate do Reconhecimento de Saberes e Competências para Técnico-Adminstrativos(as) em Educação (RSC-TAE). William Carvalho e Grazielle Nayara apresentaram um resumo do GT RSC-TAE (no âmbito da CNSCCTAE) detalhando: a cronologia das reuniões já realizadas, os conceitos, as diretrizes e o rol de saberes e competências.

Confira abaixo a apresentação utilizada no evento:

As(os) participantes fizeram intervenções com dúvidas e diversas contribuições ao tema do RSC-TAE, propondo vários adendos às seis diretrizes ( I- Experiência e/ou atuação na área; II – Representações; III – Gestão e assessoramento; IV – Desenvolvimento continuado e educação formal; V – Desenvolvimento de apoio ao ensino, pesquisa, extensão, inovação, gestão e assistência; VI – Prospecção, promoção e difusão de conhecimento). A CNS-SINASEFE vai sistematizar as adições e levar para análise do GT RSC-TAE da CNSCCTAE.

Credenciamento

81 participantes de 34 seções sindicais se credenciaram para participar desta edição do GT Carreira. Estiveram representadas as seções: Araguatins-TO, Bento Gonçalves-RS, Brasília-DF, CMRJ-RJ, Concórdia-SC, IFBA e CMS-BA, IF Baiano-BA, IFES-ES, IF Fluminense-RJ, IFMG-MG, IFMT-MT, IFPA, CTRB e Ciaba-PA, IFS-SE, IFSC-SC, IFSP-SP, IF Sul-RS, Jataí-GO, Litoral-SC, Manaus-AM, Monte Castelo-MA, Muzambinho-MG, Natal-RN, Norte de Minas-MG, Pimenta Bueno-RO, Pirapora-MG, Rio Branco-AC, Rio Pomba-MG, Santa Maria-RS, São Vicente da Serra-MT, Sindscope-RJ, Sindsifce-CE, Sindsifpe-PE, Sintef-PB e Sintifrj-RJ.

Imagens

Manhã

Tarde

Sinasefinho

Conteúdo relacionado