SeçõesNotícias

Sinasefe IFSC apoia a greve de servidoras(es) de Florianópolis

Postagem atualizada em 01/06/2023 às 12h47

A Seção IFSC do Sinasefe manifesta todo o seu apoio à greve das(os) trabalhadoras(es) do município de Florianópolis, deflagrada à meia noite deste dia 31 de maio de 2023, após aprovação, por unanimidade, em assembleia geral da categoria que contou com a participação de quase 5 mil pessoas.

A greve foi o último recurso utilizado pelo Sintrasem, o sindicato que representa as(os) servidoras(es), uma vez que, em quase dois meses de negociação, em plena data-base, o prefeito Topázio não apresentou qualquer proposta que atendesse as reivindicações dos trabalhadores e ainda negou avanços e investimentos para a melhoria dos serviços públicos na capital, apesar do aumento previsto de 32% na arrecadação e do superávit em caixa.

O estopim da paralisação, mais uma vez, foi a tentativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) de terceirizar serviços públicos por meio de concessões a organizações sociais, as conhecidas OSs. O projeto do governo Topázio é repassar áreas inteiras da saúde para a terceirização, incluindo posteriormente áreas da educação e de todas as demais secretarias no esquema, cujo resultado, como se viu em todas as cidades onde foi implantado, é mais fraudes, corrupção, prejuízo para os cofres públicos e piora considerável no atendimento à população que mais necessita de serviços gratuitos e de qualidade. Sem reformas, equipamentos e contratação de mais trabalhadores, a precarização do atendimento é o primeiro passo para privatizar esses serviços.

Além de querer empurrar goela abaixo a terceirização/precarização, a PMF nega os planos de carreira, o pagamento dos pisos nacionais para as auxiliares de sala e para a enfermagem, o chamamento de aprovados em concursos e a realização de novos concursos para as áreas com falta de profissionais. A PMF ainda propõe parcelar a reposição das perdas salariais e do vale-refeição.

Por mais investimentos no serviço público, valorização salarial e o fim das terceirizações!

Todo apoio à greve das(os) servidoras(es) municipais de Florianópolis!

Diretoria do Sinasefe Seção Sindical IFSC

*Nota divulgada originalmente pelo Sinasefe IFSC

Conteúdo relacionado