Greve 2022Reposição Salarial Já!Notícias

SINASEFE informou aos ministérios a deflagração de greve em 16/05

Postagem atualizada em 11/05/2022 às 20h04

Medida atende aos critérios legais relacionados ao movimento paredista

O SINASEFE comunicou ao governo a deflagração de movimento paredista aprovado pela categoria na 173ª PLENA. O protocolo de ofícios nesta quarta-feira (11/05) tem o objetivo de cumprir os requisitos legais para o exercício do direito de greve. “A greve decorre da NÃO revisão geral salarial de 19,99%, para os Servidores(as) Públicos(as) Federais que compõem a categoria constituída por docentes e técnico-administrativos do EBTT e EBF, referente às perdas inflacionárias acumuladas durante o atual governo, bem como o não pagamento dos exercícios anteriores” informa o sindicato no documento.

Reposição será negociada

Como já é tradição em toda greve, o SINASEFE também destacou que a reposição do período é um dos itens a serem negociados “(…) a Entidade Sindical esclarece que sem dúvida haverá a negociação de praxe para reposição do trabalho acumulado do respectivo interregno, conforme sempre ocorreu entre o SINASEFE e a Administração Pública” informa.

Defasagem salarial
Os ofícios de deflagração de greve, além de cumprir requisitos legais, informam a gravidade da defasagem salarial a que trabalhadoras e trabalhares representados pelo sindicato estão enfrentando.
“Assim, a revisão geral anual é um direito previsto na Constituição Federal aos servidores públicos e agentes políticos, objetivando promover a reposição de perdas financeiras provocadas pela desvalorização da moeda, decorrente de efeitos inflacionários. A não concessão da revisão geral e anual aos servidores modifica substancialmente a relação de trabalho, acarreta prejuízos, devido a corrosão inflacionária e drástica redução remuneratória e, por consequência, injusto locupletamento da Administração Pública ao pagar vencimentos menores que os realmente devidos“, defende o SINASEFE.

Ofícios
O conteúdo dos ofícios de greve é o mesmo para todos ministérios, mudando apenas o destinatário.

Baixe aqui o ofício entregue ao Ministério da Economia
Baixe aqui o ofício entregue ao Ministério da Educação
Baixe aqui o ofício entregue ao Ministério da Defesa

Seções sindicais
As seções sindicais que deliberarem pela deflagração do movimento paredista também deverão informar aos gestores localmente, leia mais aqui.

Conteúdo relacionado