Greve 2022Reposição Salarial Já!SeçõesNotícias

SINASEFE na luta com as seções do Mato Grosso!

Postagem atualizada em 09/05/2022 às 18h10

O SINASEFE participou hoje (19/04) de uma reunião exitosa com o reitor do IFMT, Julio César dos Santos, na qual defendeu que não houvesse corte de ponto dos servidores grevistas e que o direito de greve da base do SINASEFE no Mato Grosso fosse respeitado.

A reunião com a reitoria, que aconteceu em Cuiabá-MT, contou também com diretores do Sinasefe Cáceres-MT, do Sinasefe IFMT (seção sindical que representa 17 campi) e do Sinasefe Rondonópolis-MT.

O fato que tornou a reunião das seções com o sindicato nacional e a reitoria necessária foi um parecer do procurador do IFMT, que propôs levar a greve da base de Cáceres-MT (deflagrada em 05/04) para a alçada da Advocacia-Geral da União (AGU) e ainda fazer o corte de ponto imediato dos servidores, desde o primeiro dia da greve.

Na reunião, os representantes do sindicato (nacional e seções) defenderam um acordo de retorno ao trabalho dos grevistas sem prejuízo para a comunidade acadêmica (com reposição dos conteúdos) e sem prejuízo para os trabalhadores (sem corte de ponto).

Na avaliação do SINASEFE, a reitoria teve duas posições progressivas para com os servidores:

  1. a primeira é de que não vai seguir a orientação da procuradoria do IFMT, em levar a greve para a AGU;
  2. e a segunda foi o compromisso de debater com o sindicato qualquer questão que tenha em consideração o corte de ponto dos servidores.

Em relação ao corte de ponto, o sindicato mostrou que a IN nº 54/2021 do Ministério da Economia possibilita o não corte de ponto de servidores em greve, caso haja a recuperação do trabalho do período da greve. Diante desse argumento, o reitor Julio César dos Santos se mostrou propenso a não realizar o corte de ponto e, para isso, vai fazer um estudo da legislação.

A greve que a base da seção Cáceres-MT realizou teve como reivindicação o reajuste salarial de 19,99% para os servidores federais, defendido pelo Fonasefe. Assista no vídeo abaixo o balanço da reunião com a reitoria do IFMT desta terça-feira (19/04), feito por representantes do Sinasefe Cáceres-MT, do Sinasefe IFMT e do Sinasefe Rondonópolis-MT, sob mediação do SINASEFE:

O SINASEFE foi representado na reunião com a reitoria do IFMT (e também no vídeo acima) pelo coordenador geral David Lobão.

Imagens

Confira abaixo imagens da reunião do SINASEFE com diretores do Sinasefe Cáceres-MT, do Sinasefe IFMT e do Sinasefe Rondonópolis-MT, realizada na manhã de 19/04:

Confira abaixo imagens da reunião do SINASEFE, Sinasefe Cáceres-MT, Sinasefe IFMT e do Sinasefe Rondonópolis-MT com o reitor do IFMT, realizada na tarde de 19/04:

Conteúdo relacionado