NotasNotícias

SINASEFE na luta em apoio à professora Juliana Andozio

Postagem atualizada em 30/03/2023 às 11h36

O SINASEFE vem manifestar seu repúdio ao ato de perseguição e violência política por alguns pais e mães de alunos contra a Orientadora Educacional Juliana Andozio, da Escola de Educação Básica de Muquem, localizada no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis-SC.

É notável que todas as denúncias contra a servidora não condizem com o trabalho dispensado à Escola, com sua postura de defensora dos direitos humanos, componente do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências (Nepre), especialista em gênero e diversidade, lutadora pela acessibilidade e contra todo tipo de violência dentro do ambiente escolar.

A postura de perseguição contra Juliana também é evidente em razão da falta de provas e, portanto, exigimos o arquivamento do Procedimento Administrativo instaurado e o retorno imediato da professora ao seu posto de trabalho.

O SINASEFE defende o Ensino Público, Gratuito e de Qualidade e defende uma Escola Livre, onde o respeito às diferenças e a defesa da igualdade de acesso ao conhecimento científico sejam uma busca permanente, onde nenhuma pessoa seja discriminada por sua orientação política, religiosa ou sexual.

Importante também destacar a especificação do cargo de especialista em assuntos educacionais descrita na Lei Complementar do Estado de Santa Catarina nº 668, de 28 de dezembro de 2015, que diz que a função de orientadora educacional é de “estimular e promover iniciativas de participação e democratização das relações na escola, com base na reflexão coletiva de valores (liberdade, justiça, honestidade, respeito, solidariedade, fraternidade, comprometimento social), como também, promover a reflexão sobre as consequências sociais do processo de rotulação, discriminação e exclusão das classes trabalhadoras e garantir que a escola cumpra sua função social de socialização e construção do conhecimento”.

Para nosso sindicato, está claro que o ataque à Orientadora Educacional Juliana Andozio é também um ataque à escola e à comunidade local, por conta de sua postura firme contra todo tipo de violência e discriminação.

O SINASEFE está atento e denunciará, sempre, toda forma de cerceamento às liberdades democráticas perpetradas por pessoas e/ou por governantes e, nesse sentido, repudia o Procedimento Administrativo sustentado em falsas denúncias e aberto pela Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina contra a professora Juliana Andozio.

Pelo direito ao acesso a todos os serviços públicos!
Pelo imediato retorno da orientadora Juliana Andozio ao seu posto de trabalho!
Pelo imediato arquivamento do Procedimento Administrativo instaurado contra a professora Juliana Andozio!

Ato em defesa de Juliana Andozio

Nesta quinta-feira (30/03), a partir das 19 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), será realizada uma reunião-ato do Comitê de Defesa da Escola de Educação Básica de Muquem.

Essa reunião-ato visa fortalecer a campanha de solidariedade à professora Juliana Andozio e também defender o direito à liberdade de cátedra para os docentes.

O SINASEFE estará presente na reunião-ato de hoje (30/03) e será representado por Rafael Silveira (secretário de Formação Política e Relações Sindicais).

* Criação do card desenvolvida pelo Sinte-SC