Notícias

SINASEFE no 57º Conune

Postagem atualizada em 12/07/2019 às 3h13

Foi aberto na noite de hoje (10/07) o 57° Congresso da Une (Conune). O evento, considerado o maior encontro da juventude organizada no Brasil, acontece em Brasília-DF, no Centro Comunitário Athos Bulcão (UnB), com atividades até o próximo domingo (14/07) e tendo como temário “Na sala de aula é que se muda uma nação”.

A performance “Mais livros, menos armas” deu o pontapé inicial da abertura, fazendo uma crítica direta ao avanço do fascismo no país.

Logo depois o evento denunciou, em tempo real, a aprovação em 1° turno da Reforma da Previdência de Bolsonaro (PEC 6/2019), com 379 votos de traidores do povo contra 131 votos em defesa da aposentadoria. Os estudantes puxaram várias palavras de ordem, prometendo fazer do Grande Ato da Educação em Brasília-DF do próximo dia 12/07 um evento ainda mais gigante do que já seria.

O jornalista Paulo Henrique Amorim, que faleceu na manhã de hoje (10/07) e era uma das maiores vozes do jornalismo progressista no país, foi homenageado com um minuto de silêncio.

Em seguida veio a mesa de abertura com as saudações de diversas entidades convidadas, entre elas o SINASEFE. A saudação do SINASEFE no 57° Conune (assista no vídeo abaixo) foi feita pelo coordenador geral David Lobão.

Lobão lembrou da conjuntura de ataques e derrotas difíceis para a classe trabalhadora, mas descartou qualquer abatimento diante do cenário e convocou os estudantes à reação, a se iniciar já no Grande Ato da Educação da próxima sexta-feira (12/07). Lobão também chamou todos à Greve Nacional da Educação de 13 de agosto – que será debatida pelo SINASEFE na 160ª Plenária Nacional, no próximo fim de semana (12 a 14/07).

Além de Lobão, o SINASEFE também esteve representado no espaço pela secretária geral Rúbia Sagaz.

Peças da cobertura ao vivo:

Fotos

Veja abaixo nossa galeria de fotos da abertura do 57º Conune: