Greve 2022NotíciasPolítica

SINASEFE participou de Ato no Congresso Nacional em defesa de orçamento justo para as IFEs!

Postagem atualizada em 28/06/2022 às 23h37

O SINASEFE participou, na manhã da quarta-feira da semana passada (22/06), de um Ato no Salão Nobre do Congresso Nacional, em Brasília-DF. A atividade foi realizada pela Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais e teve como pauta a reivindicação de orçamento justo para as Instituições Federais de Ensino (IFEs).

O contexto em que o ato foi realizado é de penúria para as IFEs, tendo em vista que o Governo Federal anunciou um corte de verbas da ordem de 14,5% em 27/05 (R$ 3,2 bilhões) para a Rede Federal de Educação (que inclui Universidades, Institutos Federais e Cefets) e, posteriormente, manteve o valor do corte em 7,2%, ofertando para 2022 o menor orçamento da Educação Federal dos últimos 10 anos.

E esse contexto de penúria orçamentária contrastou com a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, realizada na manhã do mesmo dia, por conta das denúncias do “Bolsolão do MEC” – denunciado em março por SINASEFE, Andes-SN e Fasubra. Enquanto falta dinheiro para as Instituições de Ensino, sobra recurso para propinas, que eram pagas até mesmo em barras de ouro!

Nosso sindicato participou do ato de 22/06 no Congresso Nacional, juntos aos parlamentares dos partidos políticos de esquerda, cobrando firmemente empenho para reversão dos cortes e recomposição dos orçamentos das IFEs. O caráter dessa luta, para o SINASEFE, é de centralidade e prioridade, visto que a mesma também faz parte das mobilizações da greve atual da categoria, que está em curso desde 16/05.

Vídeos com parlamentares

Durante o ato, o SINASEFE dialogou com diversos parlamentares e conseguiu declarações de apoio à greve e à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Zeca Dirceu

No vídeo abaixo, Elenira Vilela (coordenadora geral do SINASEFE), conversa com Zeca Dirceu, deputado federal pelo PT-PR, conseguindo do parlamentar uma declaração de apoio à greve do sindicato:

Luiza Erundina

No vídeo abaixo, Elenira Vilela (coordenadora geral do SINASEFE), conversa com Luiza Erundina, deputada federal pelo PSOL-SP, conseguindo da parlamentar uma declaração de apoio à luta do sindicato:

Bohn Gass

No vídeo abaixo, Elenira Vilela , conversa com Bohn Gass, deputado federal pelo PT-RS, conseguindo do parlamentar uma declaração contra os cortes na Educação Pública:

Vicentinho

No vídeo abaixo, Elenira Vilela (coordenadora geral do SINASEFE) e David Lobão (coordenador geral do SINASEFE) conversam com Vicentinho, deputado federal pelo PT-SP, conseguindo do parlamentar uma declaração em defesa da recomposição dos orçamentos das IFEs:

Fotos

Confira abaixo as imagens do Ato no Salão Nobre do Congresso Nacional de 22/06 disponíveis em nossa galeria de fotos:

Representação do sindicato

O Comando Nacional de Greve (CNG) e a Direção Nacional (DN) do SINASEFE participaram do ato de 22/06 no Congresso Nacional e representaram o sindicato no espaço.

Representaram a DN: David Lobão (coordenador geral), Elenira Vilela (coordenadora geral) e Manoel Porto Júnior (secretário-adjunto de políticas educacionais e culturais). Representou o CNG: Hellen Rodrigues (base do Sinasefe IFBA).

Conteúdo relacionado