Notícias

SINASEFE participou de avaliação da II Conape

Postagem atualizada em 22/09/2022 às 16h26

No último final de semana, o SINASEFE esteve presente na reunião de avaliação da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), realizada em 17/09, em Natal-RN. Na ocasião, o sindicato foi representado pelos dois diretores da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais: João Cichaczewski e Manoel Porto Júnior.

Sobre a II Conape

A II Conape foi realizada neste ano, de 15 a 17 de julho, no Centro de Convenções de Natal-RN. O SINASEFE participou do evento, sendo representado pelos diretores João Cichaczewski e Manoel Porto Júnior. Essa participação reforçou a inserção do SINASEFE nas discussões nacionais em defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, visto que muitas outras entidades classistas do setor da Educação estiveram na construção da Conferência e levaram representantes à ela, reunindo milhares de trabalhadores e trabalhadoras da categoria.

Leia aqui o relato completo da participação do SINASEFE na II Conape e relembre aqui a Carta de Natal, documento referência da II Conape, que teve como título “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos”.

Sobre a reunião de avaliação

Contando com a participação de cerca de 50 pessoas, representando as entidades que compõem o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), a reunião teve início com os informes sobre os números e encaminhamentos da Conape 2022, seguida da abertura de inscrições para avaliação do processo que culminou com sua realização no mês de julho.

No geral, as avaliações foram bastante positivas, no sentido de que a II Conape cumpriu com o papel de encontro e de mobilização de forma ampla e participativa entre as várias categorias de educadores que se fizeram presentes.

Os representantes do SINASEFE na reunião defenderam a necessidade de reaproximação entre as entidades do FNPE com as entidades da Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep), de forma a promover um esforço em construir a unidade de todas as pessoas que lutam por um projeto educacional pautado nos interesses da classe trabalhadora.

Também foi defendida a importância da manutenção do FNPE, mesmo após uma vitória de Lula nas eleições de outubro deste ano, como forma a garantir a organização e a luta das entidades comprometidas com a educação pública para além dos espaços institucionais, como o Fórum Nacional de Educação (FNE). Neste sentido, várias falas da Coordenação Executiva do FNPE defenderam a necessidade de manutenção do Fórum mesmo que o FNE seja recomposto de forma democrática, após a derrota de Bolsonaro.

Novas reuniões serão agendadas para dar continuidade aos trabalhos encaminhados pela II Conape. O SINASEFE continuará na condição de observador no FNPE e como membro da Conedep, no sentido de procurar construir a unidade desses campos em torno da estruturação de um projeto educacional emancipador.

A partir de agora, a Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais vai procurar as principais entidades de cada um desses Fóruns (FNPE e Conedep) para iniciar os diálogos sobre a unificação das lutas em defesa do ensino público.

Números da II Conape

  • 52% das/dos participantes se autodeclararam negros;
  • 64% das participantes foram mulheres;
  • 12% das/dos participantes foram estudantes;
  • 2.645 participantes foram inscritas(os) como delegadas(os);
  • 1.091 participantes foram inscritas(os) como observadoras(es);
  • 157 apresentações de trabalhos acadêmicos foram realizados.

Fotos

Veja abaixo as imagens da reunião de avaliação da II Conape, que aconteceu em 17/09, disponíveis em nossa galeria de fotos:

Conteúdo relacionado

* Matéria produzida com informações da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE