Confederação de Educadores AmericanosNotícias

SINASEFE participou de reunião da CEA em Natal-RN

Postagem atualizada em 08/09/2022 às 16h01

Confederação de Educadores Americanos (CEA) realizou na última sexta-feira (15/07) uma reunião com suas entidades filiadas no Brasil. SINASEFE, Contee e Fasubra estiveram no espaço, que teve a presença de Fernando Rodal, presidente da CEA.

O encontro foi realizado na sede do Sintest-RN, das 9 horas às 14 horas, em Natal-RN. A reunião ocorreu na capital potiguar por aproveitar a realização da 2ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que aconteceu na cidade no período de 15 a 17 de julho de 2022.

Fernando Rodal falou dos objetivos da CEA, do seu quadro de finanças, da reorganização da Confederação, do novo Comitê para 2022 a 2025 e do próximo Congresso da entidade, que ocorrerá no Panamá em novembro de 2022.

Todos os presentes (SINASEFE, Contee e Fasubra) se manifestaram sobre a importância e a necessidade de manter a construção da CEA, posto que esse desafio se coloca numa conjuntura mundial de multilateralidade, com redefinição da geopolítica global. O SINASEFE salientou a importância da organização dos educadores do continente, em especial na América Latina, e também da Ibero-América (que inclui Espanha e Portugal).

Uma comissão para organizar o Pré-Congresso da CEA foi retirada na reunião. Essa comissão também buscará Andes-SN e CNTE, entidades também filiadas à CEA, para chamá-las a uma participação mais ativa na Confederação.

SINASEFE na CEA

O SINASEFE foi representado no espaço pelos diretores da coordenação de políticas educacionais e culturais: João Cichaczewski (secretário) e Manoel Porto Júnior (secretário-adjunto). Christian Giglioti, sindicalizado da base do Sinasefe IFSP, também esteve presente na reunião. A importância da articulação da coordenadora geral Elenira Vilela para a realização desta reunião de 15/07 também foi mencionada.

Nosso sindicato manifestou o desejo de participar mais organicamente da CEA, inclusive por deliberação da reunião da Direção Nacional (DN) de 7 e 8 de julho: com o objetivo aprimorar a participação do sindicato na CEA, foi criada uma comissão interna da DN (com um participante de cada chapa) e o representante do SINASEFE na Confederação será o diretor Manoel Porto Júnior.

Fotos

Veja abaixo as imagens da reunião da CEA com as entidades brasileiras filiadas que estão disponíveis em nossa galeria:

Conteúdo relacionado