Notícias

SINASEFE realiza reunião de articulação com Fenet

Postagem atualizada em 19/03/2022 às 0h27

Nesta quarta-feira (16/03) o SINASEFE realizou uma reunião com a Fenet para tratar da articulação de uma agenda comum de mobilização.

Representando a Direção Nacional, estavam presentes  Elenira Vilela, Felipe Jacques, Marco Vezzani e Raimundo Conceição.

A reunião foi solicitada pela Fenet e teve como pauta os seguintes pontos:

  1. Proposta de construção conjunta de Audiência Pública na Câmara Federal sobre os cortes orçamentários na educação;
  2. Retomada dos Grêmios;
  3. Cartilha de construção de grêmios;
  4. Plenária Nacional de Grêmios em 9 e 10 de abril em Salvador-BA;
  5. Campanha conjunta com o SINASEFE de mobilização e debates “Ocupe sua escola” (depois de estudo de viabilidade dos cuidados sanitários);
  6. Plataforma Eleitoral: realização de plenárias entre junho e julho para a construção de uma plataforma eleitoral a ser apresentada pelos estudantes a candidatas(os) nas eleições de 2022;
  7. Encontro Nacional da Fenet, previsto para novembro 2022.

Defasagem do ensino durante a pandemia

Em relação à questão da demanda do retorno ao presencial no Dom Pedro II, O representante da Fenet, Caio Saad, pontuou que a posição do corpo estudantil “não é por retorno presencial em qualquer condição, mas por retorno seguro (exigência de passaporte vacinal e  manutenção da exigência de uso de máscaras com distribuição de máscaras certificadas para os frequentadores dos ambientes institucionais) e organizado, já que os estudantes estão muito preocupados com a evasão escolar e os prejuízos no aprendizado”.

Caio também apontou que existe uma preocupação com o fato de que a experiência de ensino à distância na pandemia possa servir para justificar uma tentativa de de ampliar o ensino remoto em larga escala nas instituições, sem garantias de estrutura e qualidade, o que levará à precarização do ensino.

Em diálogo sobre os prejuízos pedagógicos e de aprendizagem na pandemia, incluindo o tema da evasão, foi feita uma reflexão sobre a necessidade de se fazer debates em conjunto nas bases de ambas as entidades sobre a proposição do Plano de Recuperação Pedagógica e busca ativa dos que evadiram. Com esse objetivo, SINASEFE e Fenet vão buscar construir espaços comuns de discussão e proposição de soluções sobre essa pauta.

Conteúdo relacionado