Notícias

SINASEFE reúne trabalhadores de instituições ligadas ao MD

Postagem atualizada em 12/07/2020 às 19h10

O SINASEFE reuniu trabalhadores e trabalhadoras civis de instituições de ensino vinculadas ao Ministério da Defesa (MD) na noite desta segunda-feira (13/04). O encontro aconteceu virtualmente, pelo aplicativo Zoom, e reuniu mais de 20 participantes. Além de conversar sobre a situação de trabalho (presencial e remoto) nestas instituições, ações políticas e jurídicas do sindicato (nacionalmente e nas seções sindicais) o grupo aprovou a realização de um levantamento de informações específicas do segmento.

Acompanhamento da DN
Somando dezenas de denúncias de situações críticas nas instituições militares, a Direção Nacional do SINASEFE, além de tomar as medidas judiciais e políticas pertinentes, compreende como fundamental o diálogo permanente com as pessoas que atuam nestes locais. Quatro representantes da DN participaram da reunião: Camila Marques, David Lobão, Elenira Vilela e Fernanda Rosá.

Compartilhamento de informações
Parte do tempo da reunião foi dedicado à troca de informes entre os participantes, pautando as batalhas recentes travadas nas escolas das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) representadas na atividade. As ações jurídicas e de comunicação, do SINASEFE e das seções sindicais, também foram tratadas.

Rechaço unânime
Levando em conta o contexto de vulnerabilidade social que assola o país, o grupo reafirmou o rechaço às medidas de implementação precária e perigosa de ensino à distância, especialmente para crianças do ensino fundamental.

Encaminhamentos
Observando as especificidades dos locais de trabalho, cada seção sindical debaterá com filiadas e filiados as melhores táticas de mobilização para defesa da vida diante da pandemia de COVID-19. Além disso, os participantes debateram a realização de um levantamento das seções sindicais que representam trabalhadores das instituições ligadas ao Ministério da Defesa.
O objetivo do levantamento é reunir informações sobre quantidade de trabalhadores, de sindicalizados, situação diante da pandemia (trabalho remoto ou presencial) além da a quantidade e faixa etária de estudantes atendidos em cada escola.
O grupo marcou uma nova reunião para o próximo dia 24/04, às 16h.

Conteúdo relacionado