SeçõesNotícias

Sindsifce aponta falhas do IFCE no Campus Canindé

Postagem atualizada em 16/02/2023 às 10h10

O Sindicato do Servidores do Instituto Federal do Ceará (Sindsifce) divulgou nesta quarta-feira (15/02) uma nota apontando diversas falhas do IFCE no Campus Canindé. No campus, que fica há aproximadamente 120Km de Fortaleza, a comunidade enfrenta problemas de falta de infraestrutura e numerosos casos de assédios e adoecimentos psíquicos de trabalhadoras(es). Leia na íntegra a nota da seção:

IFCE FALHA – Sobre a situação do Campus Canindé

Em sua missão de “produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando a sua total inserção social, política, cultural e ética”, o IFCE FALHA!

Falha porque não entende que para formar qualquer cidadão é preciso que sua comunidade acadêmica esteja coesa, afinada, feliz. Falha porque não entende que para produzir conhecimento é FUNDAMENTAL que hajam condições materiais para isso. Falha porque não entende que docentes e técnicos administrativos, para exercerem seu trabalho com amor, precisam ter saúde física e mental. Falha porque não entende que não estamos formando máquinas, mas seres humanos, nossos alunos!

O Sindicato dos Servidores do IFCE tem acompanhado, com muita preocupação, a situação de docentes, técnicos-administrativos e alunos do Campus Canindé.

Do que é necessário para o bom funcionamento do Campus, falta em Canindé. Sobram agressões, assédios, deboches e, infelizmente, adoecimento psíquico da comunidade acadêmica, gerado pelo acúmulo de descaso.

A impessoalidade, aquela máxima que dispõe sobre o dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa, não tem sido exercida com diligência pela Direção Geral do Campus.

Lembramos: A atuação dos agentes públicos é imputada ao Estado, portanto, as realizações não devem ser atribuídas à pessoa física do agente público, mas à pessoa jurídica estatal a que estiver ligado!

A intervenção da Reitoria, cumprindo seu papel institucional, tem sido “tímida” para não dizer omissa.

Nesta Nota, o que queremos é CONVERSAR! O que ocorre no Campus Canindé PODE E DEVE, ser resolvido com diálogo, mas não de cima para baixo! Nesta Nota, o que queremos é DIZER: servidores, estamos com vocês!

Nesta Nota, o que queremos é AÇÃO! Para hoje! Para ontem!

O que ocorre no Campus Canindé não deve se repetir em nenhum Campus dessa Rede!

O IFCE não deve ser visto/sentido como um local insalubre, mas como um espaço de realização de sonhos.

Leia a publicação desta nota no site do Sindsifce.