Notícias

Sindsifce realizou Encontro de Mulheres

Postagem atualizada em 11/07/2020 às 12h16

Trabalhadoras do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizaram, entre os dias 13 e 14 de março, no Campus Maracanaú, o I Encontro de Mulheres do Sindsifce. “Vivas, livres e resistentes dentro e fora do IFCE” foi o tema do encontro e também da mesa de debates na abertura do evento. Entre outras debatedoras convidadas, o evento, promovido pelo Sindsifce (seção sindical do SINASEFE), contou com Enedina Soares, Lola Aronovich e Zuleide Queiroz.

Encontro de reflexões e de luta
O objetivo do evento foi destacar as muitas lutas, debater e encaminhar ações referentes à condição de vida das mulheres na atual conjuntura política e social do país, com foco nas especificidades manifestadas por servidoras, trabalhadoras terceirizadas e estudantes que vivenciam o cotidiano do IFCE.
A programação teve início na sexta-feira (13/3), dia em que as atividades foram abertas ao público em geral, com o credenciamento seguido da exibição da peça Mulheres de Shakespeare, coquetel e abertura da exposição “Trabalhadoras que fazem o IFCE”. A mesa de abertura “Vivas, livres e resistentes, dentro e fora do IFCE”, também foi uma das atividades abertas ao público em geral.
No sábado (14/3), as atividades foram restritas às mulheres inscritas no evento: servidoras (docentes e TAE), trabalhadoras terceirizadas e estudantes do IFCE. As atividades se iniciaram com a mesa-redonda “Feminismos, relações de trabalho e o nosso lugar no IFCE”. Após o almoço, as participantes se dividiram em grupos de trabalho com temas que inspiraram os GTs do 2º Encontro de Mulheres do SINASEFE: “Atuação política e sindical da mulher: trabalho e carreira”, “Mulher, Raça e classe: mulheres negras e indígenas”, “Mulheres LBT: gênero, sexualidade, visibilidade e representatividade”, “Violências dentro e fora do IFCE: do assédio ao feminicídio”.
A atividade foi encerrada com uma plenária seguida de ato político e cultural em memória de Marielle Franco, em Fortaleza, na data que marcou dois anos desde o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro e do motorista Anderson Gomes.

Organização e contexto
O I Encontro de Mulheres do Sindsifce foi construído por integrantes da diretoria colegiada do Sindsifce e servidoras do IFCE. Foram diversas reuniões realizadas para debater o conceito do evento, sua programação e seus objetivos. Foi a primeira vez que a seção promoveu um encontro desse porte, voltado especificamente para as lutas das mulheres, dentro e fora do IFCE.
O evento ganhou importância ainda maior nesse momento político e social extremamente grave, de diversas medidas contra as servidoras, os servidores e a educação pública, incluindo os Institutos Federais, e de um governo que promove diariamente novos ataques contra as mulheres. Resistir é preciso!”, destaca o Sindsifce.

Cobertura completa
A cobertura completa do evento está disponível no site e redes sociais do Sindsifce:

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsifce, texto atualizado às 20h03 de 25/03/20.

Conteúdo relacionado

Sinasefe-SP realizou Encontro de Mulheres(19/03/20)
Mulheres da Rede Federal também foram às ruas(09/03/20)
Site do Encontro de Mulheres do SINASEFE