Confederação de Educadores AmericanosNotíciasPolítica

Solidariedade com Cuba

Postagem atualizada em 08/09/2022 às 16h10

Em nome da Confederação de Educadores Americanos (CEA) e da Federação de Sindicatos de Docentes Universitários da América do Sul (Fesiduas) fazemos chegar uma vez mais nossa solidariedade e apoio ao povo cubano e às organizações irmãs de Trabalhadoras e Trabalhadores da Educação (SNTECD), nucleados junto ao resto das organizações, na Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), nestes difíceis momentos.

O mundo inteiro atravessa uma instância de profundo impacto nas relações sociais, da qual nenhum país no planeta está resguardado de sofrer as consequências de uma pandemia, que desnuda outra vez o estado de situação das nossas sociedades, no marco de uma crise mundial cada vez mais evidente, produto da inaceitável concentração da riqueza.

Hoje, mais do que nunca, se faz imperioso retirar o criminoso bloqueio contra a República de Cuba e terminar com a ingerência desenvolvida durante décadas pela principal potência militar e econômica do planeta, os Estados Unidos da América.

Cuba tem sido um claro exemplo de resistência ao colonialismo e às políticas imperiais, e por tal razão a ninguém resta dúvida que esse é o principal problema que explica tanta manipulação, assédio moral permanente e violência sobre este país e seu governo.

Como toda sociedade, Cuba tem seus assuntos internos e compete aos seus cidadãos, cubanos, resolvê-los, dentro de suas convicções, objetivos e formas organizativas, que, a contar de um princípio central da democracia: cada país deve ser construtor de seu destino, sem ingerências estrangeiras que violentem a autodeterminação dos seus povos a eleger seus caminhos.

Juntos sempre, construindo a integração latino-americana e caribenha dos povos e suas nações.

Fernando Rodal
Presidente da CEA

Daniel Ricci
Presidente da Fesiduas

CEA

O SINASEFE NACIONAL é filiado à CEA desde 1997, estando atualmente representado na entidade pela sindicalizada Cátia Farago (Sinasefe IF Baiano-BA) – encarregada de assuntos internacionais do sindicato.

Download

Baixe aqui a Nota da CEA divulgada acima (formato PNG, tamanho A4, uma página, idioma espanhol).

Conteúdo relacionado