LivesNotíciasPolítica

Solidariedade com o povo colombiano: 05/05, às 20 horas

Postagem atualizada em 21/05/2022 às 16h39

O povo colombiano está sendo exterminado nas ruas por seu próprio governo! Após uma onda de protestos contra os aumentos de impostos serem organizados por trabalhadores, indígenas e pela juventude, o governo de direita de Iván Duque Márquez colocou as forças de segurança nacional nas ruas para agir com repressão e brutalidade desproporcionais, o que foi criticado pela própria Organização das Nações Unidas (Onu).

Os casos de abuso policial denunciados (em vídeos e fotos) já passam de 1 mil. 672 pessoas foram presas de forma arbitrária. 30 casos de uso de arma de fogo da polícia contra manifestantes desarmados. 21 homicídios cometidos pelas forças de segurança nacional do país. Temos ainda quatro relatos de estupros praticados por policiais.

Os agentes públicos, que deveriam proteger a população, estão atuando como verdadeiros grupos de extermínio. O Estado Democrático de Direito da Colômbia foi apagado de uma hora pra outra e o seu povo está sendo assassinado sumariamente simplesmente por ter resistido às políticas neoliberais de Iván Duque Márquez.

Denúncia do SINASEFE

Diante da gravidade de tudo que está acontecendo, o SINASEFE se soma às demais vozes solidárias à população da Colômbia para condenar o presidente Iván Duque Márquez e suas forças policiais, que agiram como assassinos contra trabalhadores, estudantes e indígenas.

A história e o povo colombiano não perdoarão esses crimes que estão sendo praticados neste momento. Aos algozes do povo pobre, trabalhador e lutador, nosso total e irrestrito repúdio!

Live nesta quarta

Uma live do Grupo de Contato Internacional, responsável pela organização do 1º Congresso Mundial de Educação (realizado entre 25 e 27 de setembro de 2020), será realizada nesta quarta-feira (05/05), a partir das 20 horas, com transmissão pela fanpage do SINASEFE.

A live prestará solidariedade ao povo colombiano e dará visibilidade à situação em curso, com participantes de vários países (inclusive da Colômbia), atualizando os dados da tragédia e traçando uma análise da conjuntura de momento.

O SINASEFE estará presente na live e levará uma saudação fraterna e solidária em sua intervenção. Assista a transmissão em:

Leia também

Conteúdo relacionado