SeçõesNotícias

Solidariedade de classe: Sinasefe Crato-CE visita comunidade Estrela, em Solonópole

Postagem atualizada em 23/10/2020 às 15h15

O Sinasefe Crato-CE realizou no último sábado (17/10) uma ação de solidariedade de classe no interior do estado. A comunidade Estrela, localizada no município cearense de Solonópole, recebeu diversos alimentos, máscaras e álcool em gel.

A comunidade Estrela

Situada na zona rural de Solonópole-CE, em local de difícil acesso, a comunidade Estrela reúne aproximadamente 34 adultos e nove crianças. Foram doadas pelo sindicato 40 cestas básicas, doces (chocolates, pirulitos etc) e mais de cem itens de proteção contra a COVID-19 (dentre máscaras e álcool em gel). “Animadas e agradecidas com as doações e a visita, as crianças nos mostraram um pouco de suas danças, como o maneiro-pau, dança típica cearense, e também o coco de roda. O encontro e as trocas afetivas foram muito boas, e a comunidade necessita de muito apoio” destaca a coordenadora geral Diacuy Andrade.

Mesmo enfrentando uma dura realidade de falta de assistência do poder público e carente de serviços básicos como a saúde e a educação públicas, as pessoas da comunidade seguem batalhando por sua existência e mantendo vivas tradições culturais advindas de seus ancestrais escravizados. A comunidade Estrela é remanescente de territórios quilombolas, em processo de reconhecimento, segundo informações da Comissão Estadual de Comunidades Quilombolas do Ceará (Cequirce).

A indicação da Comunidade Estrela para receber as doações partiu do engenheiro agrônomo e egresso da antiga Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, Deodato do Nascimento Aquino. Amigo das famílias da comunidade, ele sinalizou que a situação de dificuldade dos remanescentes quilombolas demanda toda solidariedade possível. “Recentemente tiveram seu abastecimento de água interrompido, portanto estiveram sem fonte de abastecimento hídrico para usos múltiplos num momento da extrema necessidade de higienização em tempos de pandemia de COVID-19. Somente após cobranças junto a prefeitura municipal o abastecimento foi restabelecido. Além disso, as famílias estão sacrificando o escasso orçamento com despesas de internet, para que as crianças não sejam prejudicadas e excluídas das aulas remotas, e também com o tratamento de idosos contaminados pelo coronavírus” destacou Deodato.

Solidariedade de classe

O SINASEFE acredita que “todas as vidas importam” e defende “a vida acima dos lucros”, o que fez o sindicato lançar, em abril deste ano, uma Campanha de Solidariedade de Classe, em parceria com as seções sindicais.

O SINASEFE entende que ninguém que tenha condições deve se omitir de dar a contribuição que puder nas condições de vida (enfrentando a fome, a falta de medicamentos e de materiais de higiene e limpeza) e contribuindo no enfrentamento direto à pandemia (produzindo estudos, equipamentos como EPIs, respiradores e insumos como máscaras, álcool em gel, entre outros).

Conteúdo relacionado