Campanha de SolidariedadeNotíciasPolítica

Solidariedade de classe: SINASEFE retoma campanha nacional

Postagem atualizada em 18/05/2021 às 11h06

O SINASEFE retomou, no final de abril, sua Campanha Nacional de Solidariedade de Classe. Os critérios para doações nesta nova fase permanecem os mesmos divulgados em outubro de 2020. O SINASEFE sabe que, sozinho, não conseguirá resolver os problemas que se acentuaram durante a pandemia, como a fome e a miséria; mas entende que a solidariedade de classe entre os trabalhadores é o primeiro passo para trilhar os caminhos necessários à construção de um país mais justo, menos indiferente e desigual.

Primeira etapa

As principais ações da Campanha em sua primeira fase foram doações de cestas básicas; kits de higiene, limpeza e máscaras. O sindicato já apoiou financeiramente 44 ações de solidariedade de dezenas de seções sindicais, destinando mais de R$ 240 mil para esta finalidade.

Critérios

A Comissão de Solidariedade produziu um regramento para uso dos recursos disponibilizados. O documento foi revisado e validado pela Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do sindicato.

“Em todas as ações proponentes devem estar presentes o recorte de classe, objetivando salvar a vida da classe trabalhadora e do povo pobre e, para isso, é fundamental que a ação esteja ligada a uma campanha de conscientização de classe, para derrotarmos o governo Bolsonaro e Mourão e nos construirmos como alternativa” destaca o texto do regramento.

  • Será dada prioridade para ações que envolvam movimentos sociais e populares.
  • Deve-se adotar uma política de exigência aos reitores, diretores de campi e gestores em geral das Instituições da nossa Rede que, em trabalho voluntário, se coloquem a serviço do combate à COVID-19, priorizando a fabricação de produtos que possam contribuir para a proteção dos trabalhadores que estão na linha de frente no combate à pandemia, bem como produtos que ajudem o povo pobre das periferias, favelas e moradores de rua a se protegerem da COVID-19 e suas consequências.

Conheça e baixe aqui o regramento completo (formato PDF 5 páginas).

Formulários

Baixe aqui o formulário* de solicitação de apoio financeiro (formato DOCX).
Baixe aqui o formulário* de prestação de contas (formato DOCX).

*Documentos destinados às seções sindicais do SINASEFE.

Contato

Para mais informações sobre a Campanha Nacional de Solidariedade de Classe envie e-mail para a Comissão de Solidariedade pelo endereço solidariedade@sinasefe.org.br

*Matéria atualizada em 18/05/2021, às 11h06

Conteúdo relacionado