EventosNotícias

Tempo real: 163ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 15/07/2020 às 22h05

Veja abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 163ª Plenária Nacional do SINASEFE, realizada nesta quarta-feira (15/07), de maneira virtual (exclusivamente em função da pandemia da COVID-19), pela Plataforma Zoom:

Plenária foi encerrada às 18h25, a íntegra das propostas aprovadas pelo fórum será disponibilizada aqui, em breve, e divulgada nas redes sociais do SINASEFE. Maioria dos participantes deliberou, em votação nominal, por debater a construção de greve, sem indicar deflagração. A defesa de cancelamento do ano letivo foi reprovada, também por maioria de votos, sindicato segue defendendo a suspensão de calendários. Mais de 30 seções estiveram representadas na atividade, que reuniu mais de 70 pessoas.

Defesa de propostas distintas está em andamento na 163ª PLENA, participantes vão votar pela aprovação de indicativo de greve ou pela construção de greve, ambas contra o ensino remoto. Outro ponto polêmico é a defesa de suspensão do ano letivo, que também será deliberada no fórum.

Retomando suas atividades às 17h08, a 163ª PLENA aprova, por unanimidade, que o SINASEFE vai enfrentar as tentativas de retomada de atividades presenciais e/ou híbridas com greve: parar pela vida! Também no início dos trabalhos, os participantes fizeram um minuto de silêncio em memória do trabalhador Aurélio de Brito Filho, do IFMA. O coordenador geral David Lobão informou que uma nova plenária será realizada para pautar questões relativas ao mandato da atual gestão.

Pausa nos trabalhos da 163ª PLENA após o fechamento do ponto de propostas. Retomada dos trabalhos será às 17h para todos os participantes e às 16h40 para membros da Direção Nacional.

Plenária finaliza, às 15h48, intervenções sobre propostas de resolução (disponíveis abaixo), participantes pautaram itens como: retomada de aulas (presenciais e/ou remotas), movimento grevista e estratégias de luta dos trabalhadores. Se posicionaram: David Lobão, Nadja Costa, Vanessa de Castro, Saulo Campos, Zuila Couto, Sérgio Ribeiro, Flávio Barbosa, Odemir Vieira, Suelen Fruneaux, Carlos Magno, Gilvandro Veras, Ed Fabio Silva, Eurico Ramos, Pedro Ribeiro,  Lucrécia Iacovino, Camila Cunha e Rita Gil.

Após as apresentações das propostas, participantes se inscrevem para debater o tema, mais de três dezenas de pessoas vão se manifestar nesta etapa. Até às 14h24 já falaram Stanio Vieira, Marco Vezzani, Gabriel Marques, Danilo Spinola, Fábio Dias, Sandro Justo e Magda Furtado.

Apresentações das três propostas de resoluções políticas apresentadas previamente pela DN foram realizadas pelos participantes da 163ª PLENA.

Michel Torres e Cristiane Moreira apresentaram a Proposta de Resolução para a 163ª Plenária Nacional do SINASEFE escrita pela chapa Sonhar e Lutar.

Ed Fábio Agapito, Fabio Dias e Camila Marques apresentaram o documento Lutar e Resistir pela vida e pela Educação!, produzido pela chapa Firmes na Luta.

Por fim, Luiz Sergio Ribeiro e Patrícia Andrade apresentaram os Encaminhamentos à 163ª PLENA enviados pela chapa Inconfidentes avançando na luta classista.

Cada uma das três defesas teve o tempo total de 15 minutos.

163ª PLENA do SINASEFE foi reaberta com a apresentação das três propostas de resoluções políticas apresentadas previamente pela DN. Deliberação sobre o conteúdo das mesmas está prevista para o final da tarde de hoje (15/07). Conheça as propostas (em formato PDF):

Debates da 163ª PLENA foram reiniciados às 13h03min com 41 participantes na sala da Plataforma Zoom.

Intervalo para almoço teve início às 11 horas, após informes da DN. Retorno da 163ª PLENA acontecerá às 13 horas, com apresentações das três propostas de resoluções apresentadas pelas chapas que compõem a DN. Confira-as abaixo:

Informes da DN

A Coordenação Jurídica falou sobre as ações judiciais contra a Instrução Normativa nº 28/2020 e contra a facilitação da suspensão das consignações via Sigepe; e informou que as progressões e auxílios não estão congeladas pela LC 173/2020.

A Coordenação de Comunicação informou sobre o lançamento do Portal do SINASEFE.

A Coordenação de Administração e Finanças elencou as ações da Comissão de Solidariedade (20 doações realizadas às seções sindicais, com 4 prestações de contas recebidas) e cobrou maiores retornos das comunicações das seções, com envio de informações das ações realizadas para publicação em nosso Portal e com as respectivas prestações de contas para apresentação ao Conselho Fiscal do sindicato.

A Coordenação de Políticas para Mulheres falou sobre os cinco Encontros Regionais Virtuais de Mulheres realizados de 18/06 a 02/07 e que os relatórios dos eventos serão divulgados em breve no Portal do SINASEFE.

A Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais falou da impossibilidade da realização presencial do 11º Seminário Nacional de Educação devido à pandemia da COVID-19, informando que está avaliando a possibilidade de realização do mesmo de forma virtual.

A Coordenação Geral informou sobre as últimas ações políticas dos plantões, sobre o funcionamento do Fonasefe no período de pandemia, sobre o andamento da Campanha Salarial 2020 e sobre os novos membros da diretoria, atualizando a nominata da gestão 2018-2020.

Participantes da 163ª PLENA do SINASEFE realizaram um minuto de silêncio em memória das vítimas da COVID-19 no país. O Brasil contabiliza mais de 74 mil mortos pela pandemia.

Abertura da 163ª PLENA foi realizado pontualmente às 9 horas, com apresentação e deliberação sobre as pendências do pré-credenciamento. Oito pendências foram apresentadas. Apenas uma, do Sinasefe IFBA-BA, foi rejeitada.

Após deliberações, fórum encerrou o credenciamento com 42 delegados e 7 observadores de 33 seções sindicais.

Informes do pré-credenciamento da 163ª PLENA realizado ontem (14/07): 43 delegados e 5 observadores, que representarão 32 seções sindicais. 19 membros da DN também participarão do fórum, totalizando 67 sindicalizados.

Confirmação dos participantes da 163ª PLENA começa a ser feita na Plataforma Zoom. Até o momento (8h51min), 42 pessoas estão na sala virtual. Apenas delegados e observadores credenciados até ontem (14/07) poderão participar do fórum, que não terá transmissão por canais externos (Facebook, YouTube etc). Debates serão gravados e poderão ser solicitados futuramente pelas seções sindicais.

Pauta

  1. Informes da DN
  2. Discussão da retomada do ensino sob qualquer forma (presencial, remoto, EaD etc)
  3. Formas de luta (atos, manifestações, paralisações, greves etc)

Programação

  • 8 horas: Confirmação, pelo chat, do credenciamento
  • 9 horas: Informes da DN
  • 10 horas: Apresentação das propostas de resoluções sobre as pressões do fim da suspensão dos calendários acadêmicos e a forma de luta
  • 11 horas: Intervalo para almoço
  • 13 horas: Inscrições do plenário
  • 17 horas: Intervalo para organizar as propostas a serem votadas
  • 17h30min: Defesas e votações das propostas
  • 19 horas: Encerramento

Propostas de resoluções

Veja abaixo as três propostas de resoluções políticas apresentadas pela Direção Nacional (DN) do SINASEFE à 163ª PLENA:

Conteúdo relacionado