NotasNotícias

Toda solidariedade à Sofia Manzano!

Postagem atualizada em 26/05/2023 às 17h31

O SINASEFE vem a público repudiar os recentes ataques da extrema direita fascista contra a professora Sofia Manzano. Nos solidarizamos com a economista, professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e ativa colaboradora nos recentes Encontros de Formação Política do sindicato.

Nas últimas semanas, por meio de divulgações de fake news, grupos extremistas tentaram associar a imagem de Sofia Manzano aos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília-DF. A desinformação colocava Sofia como possível instigadora e apoiadora dos atos da direita, querendo fortalecer a notícia falsa de que a tentativa de golpe foi forjada pelo atual Governo. Também divulgaram que ela seria integrante do Governo Lula-Alckmin, sendo que o PCB sequer compõe a atual base do Governo.

Os ataques realizados reiteram como a misoginia e a mentira são elementos fundamentais da extrema direita fascista, que insistem em construir uma narrativa falsa contra uma professora e militante que está ao lado e pela classe trabalhadora.

Não podemos seguir dando voz para extrema direita, que vem fazendo uso das redes sociais e da máquina de fake news para distorcer a realidade e criar uma narrativa que fortaleça cada vez mais os seus propósitos. É preciso seguir denunciando ostensivamente a desinformação, uma prática comprovadamente nociva à democracia brasileira.

Nesse sentido, declaramos nossa irrestrita solidariedade à Sofia Manzano e repudiamos todos os métodos da extrema direita de ataque à democracia.

Basta de desinformação, mentiras e misoginia!
Toda solidariedade à Sofia Manzano!

Direção Nacional do SINASEFE

Baixe aqui a Nota de Solidariedade à professora Sofia Manzano visível acima (arquivo em PDF).