Reposição Salarial Já!Notícias

Todo apoio à greve da Fenasps

Postagem atualizada em 29/03/2022 às 11h24

O SINASEFE manifesta, nesta terça-feira (29/03), todo apoio ao movimento paredista nacional deflagrado pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Fenasps). A greve já envolve trabalhadoras e trabalhadores do INSS e/ou do Ministério do Trabalho em 23 estados do país.

A greve das trabalhadoras e trabalhadores organizadas(os) pela Fenasps, deflagrada em 23/03, integra a mobilização unificada dos servidores públicos federais, reunidos no Fonasefe e Fonacate.

Confira a seguir o balanço do Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps divulgado nesta segunda-feira (28/03):

Ao menos 23 unidades da federação estão com greve no INSS

Servidores do INSS de pelo menos dois estados – Acre e Sergipe – aderiram à greve nesta segunda-feira (28/03). Com isso, já são 23 unidades federativas (22 estados e o Distrito Federal) com paralisação de atividades no INSS, e em pelo menos três com greve no Ministério do Trabalho: Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O levantamento feito pelo Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps apontou de greve no INSS nos Estados: AC – AP – AL – BA – CE – ES – GO/TO – MA – MG – MT – MS – PA – PE – PR – PI – RN – RS – RO – SC – SP – SE e no DF.

Nos estados em que não ainda foi registrado movimento paredista (AM, PB, RJ e RR), os trabalhadores(as) e suas respectivas entidades sindicais estão em mobilização. Na Paraíba (PB), houve assembleia nessa sexta-feira, 25, enquanto no Rio de Janeiro a assembleia (realizada presencial e virtualmente) sobre a greve será nesta quarta-feira (30/03).

Manifestações pelo Brasil

Os trabalhadores(as) seguem realizando atos em todo o país, seja em piquetes de greve em frente a Agências da Previdência Social (APS), seja em atos nas Superintendências do INSS.

Na última sexta-feira, 25 de março, houve um grande ato em frente à Superintendência do INSS Sudeste I, em São Paulo/SP, onde os grevistas subiram as escadarias até o terceiro andar e, gritando palavras de ordem, fizeram com que o superintendente recebesse a categoria (foto abaixo). Saiba mais no site do Sinsprev/SP.

Leia o balanço completo com informações de vários estados no site da Fenasps.

*Com informações e imagens divulgados originalmente pela Fenasps.