SeçõesNotícias

Todo apoio à greve dos(as) trabalhadores(as) da Comcap

Postagem atualizada em 29/01/2021 às 12h45

A paralisação é legítima e não defende apenas os direitos da categoria, mas também, e principalmente, a manutenção de uma das mais importantes empresas públicas de Santa Catarina

Com os serviços paralisados desde o último dia 20 de janeiro, os trabalhadores e trabalhadoras da Comcap, que cuidam da coleta de lixo em Florianópolis-SC, seguem fortes na luta em defesa dos seus direitos e da manutenção do caráter público da empresa.

Ao contrário do que alardeia a mídia patronal, o pacote com seis projetos enviados à Câmara de Vereadores pelo prefeito Gean Loureiro (DEM), não visa a modernização da cidade ou a melhoria dos serviços prestados à população. Um deles, aprovado a toque de caixa no início dessa semana, retira uma série de direitos conquistados pelos servidores com muita luta ao longo dos últimos anos e abre o caminho para a privatização da Comcap, uma empresa pública, reconhecida pela excelência na execução de mais de 16 serviços prestados ao povo da capital do estado, entre eles a limpeza e a coleta de lixo.

Os outros projetos pavimentam o caminho para a especulação imobiliária na cidade, aumentam a interferência do Executivo e dos empresários no Conselho Municipal de Educação e abrem as portas para a participação privada dentro do serviço público municipal.

Não é por acaso que, praticamente, toda a mídia e o judiciário apoiam as investidas do prefeito, com notícias mentirosas, tratamento desigual no tempo de cobertura e ataques à autonomia e independência do sindicato, por meio da aplicação de multas, corte de salários e medidas que visam enfraquecer financeiramente a luta da categoria.

A greve, no entanto, é legítima e não defende apenas os direitos de trabalhadores e trabalhadores, mas também e principalmente a manutenção de uma das mais importantes empresas públicas de Santa Catarina, a Comcap.

Todo apoio à greve e às lutas do Sintrasem!

(Nota elaborada pela seção sindical Sinasefe IFSC)