EventosNotíciasPolítica

Todos ao Fórum Social Mundial Justiça e Democracia: 26 a 30/04, em Porto Alegre-RS!

Postagem atualizada em 26/04/2022 às 15h45

Em 2022 temos um reencontro marcado com as lutas e mobilizações da classe trabalhadora em abril: de 26/04 a 30/04, será realizado, em Porto Alegre-RS, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), que será um evento de preparação para o Fórum Social Mundial (FSM) de 2022, que acontecerá no México.

Organização

Movimentos populares e entidades da sociedade civil fazem parte da organização do evento. Entre as organizações que organizam o FSMJD estão o Coletivo Transforma MP, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABDJ), a Associação de Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia (APD), a Associação Juízes para a Democracia(AJD), o Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e o Movimento Policiais Antifascismo.

Objetivos

O FSMJD pretende mobilizar a sociedade civil e os profissionais do direito para discutir medidas que possam resguardar o funcionamento do Estado Democrático de Direito em todos os países, tendo como foco principal a articulação de todas as organizações e movimentos sociais internacionais interessados em denunciar as práticas antidemocráticas de lawfare (uso das leis como uma arma política), que têm sido usadas na América Latina e em outras partes do mundo para subverter a democracia, suas instituições e os próprios Estados Nacionais como um todo.

Uma de suas principais iniciativas do FSMJD será a realização de um Tribunal Internacional para julgar a Operação Lava Jato no Brasil e atividades de debates sobre os Sistemas de Justiça em todo o mundo.

Eixos

O FSMJD terá cinco eixos:

  1. Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais;
  2. Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados;
  3. Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça;
  4. Democracia, Comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça;
  5. Perspectiva transformadora do Sistema de Justiça e a centralidade da cultura nesse processo.

Fórum das Resistências

Paralelo ao FSMJD, na mesma cidade (Porto Alegre-RS) e no mesmo período (26/04 a 30/04), teremos o Fórum Social das Resistências (FSR).

SINASEFE estará presente

O SINASEFE participará do FSMJD e convida, desde já, suas seções sindicais a também se fazerem presentes no evento, de 26 a 30 de abril, em Porto Alegre-RS.

Será uma oportunidade valiosa de organizarmos o sindicato e as seções para as luta pelo Reajuste Já e contra o governo Bolsonaro.

Conteúdo relacionado