SeçõesNotícias

UFSM: Conselho modifica formas de ingresso sem diálogo e sob cerco policial

Postagem atualizada em 11/04/2023 às 13h37

Na última quarta-feira (05/04), a 984° sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) votou favoravelmente à Resolução que regulamenta a volta do vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) na instituição. A votação contabilizou 32 votos favoráveis a 23 contrários, incluindo o reitor Luciano Schuch e a vice-reitora Martha Adaime. Para garantir que a sessão acontecesse sem diálogo com a comunidade universitária, a gestão da UFSM acionou Brigada Militar e Polícia Federal, que restringiram a entrada no local da reunião – o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Como justificativa para essa determinação, o reitor alegou que o reforço da segurança seria necessário para proteger os conselheiros dos estudantes que vêm marcando presença na Reitoria desde a última segunda-feira (03/04).

Além disso, outra medida tomada pelo reitor foi a alteração do local de votação com menos de uma hora de antecedência. Inicialmente, a sessão deveria ser feita na própria reitoria, porém houve a modificação para o INPE.

Reafirmando a pouca abertura para o diálogo, Schuch não acatou o pedido do conselheiro Daniel Ballin para que a pauta ganhasse mais tempo de discussão na referida sessão. O pedido tinha objetivo de possibilitar aos conselheiros, que não participaram do diálogo anterior (realizado na última sessão do CEPE) compreender os argumentos contrários à implementação do vestibular e do PSS. Alegando que o debate já havia sido feito na última semana, o reitor encaminhou o tema diretamente para votação.

A coordenadora geral do Sinasefe Santa Maria, Miriane Fonseca, lamentou o resultado da votação: “a Universidade tinha uma grande oportunidade de proporcionar um debate e se mostrar no cenário como uma Instituição democrática. Eu sinto muito que os Conselheiros e as Conselheiras não tenham tido a sensibilidade de dar mais um tempo para refletir e ouvir toda a comunidade da UFSM. É um dia bastante triste, um dia que vai servir de reflexão e para a gente aprender e crescer na democracia. É lamentável ver dentro e na frente do prédio do INPE a Polícia Federal e a Brigada Militar, com armas. A UFSM perde ao legitimar dessa forma uma decisão que deveria ser coletiva.” Miriane participou da mobilização dos movimentos estudantis e sindicais em frente ao INPE, que ocorreu ao longo de toda a votação do CEPE.

O representante do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) destacou que, apesar do resultado da votação, o movimento estudantil seguirá na luta para tentar barrar a medida.

O que deve acontecer agora?
Com a aprovação da Resolução, as novas formas de ingresso devem começar a ser implementadas já nos processos de ingresso do segundo semestre de 2023. Confira abaixo como isso deve funcionar:

  • Ingresso para o segundo semestre de 2023 feito 70% pelo SiSU e 30% pelo vestibular (a ser realizado em julho de 2023);
  • Ingresso para o primeiro semestre de 2024 feito 70% pelo SiSU e 30% pelo vestibular (a ser realizado em janeiro de 2024);
  • Ingresso para o primeiro semestre de 2025 feito 70% pelo SiSU e 30% pelo vestibular (a ser realizado em janeiro de 2025);
  • Ingresso a partir do primeiro semestre de 2026 feito 30% pelo SiSU, 30% pelo vestibular (a ser realizado em janeiro de 2026) e 40% pelo PSS (que terá a primeira etapa realizada em janeiro de 2024, a segunda em janeiro de 2025 e a terceira em janeiro de 2026).

Entenda aqui outras especificações da Resolução.

A pedido do DCE, a votação foi nominal, portanto os votos dos Conselheiros ficarão registrados em ata. Veja como foi a votação na íntegra aqui.

*Matéria elaborada e divulgada originalmente pelo Sinasefe Santa Maria.